Arroios, Desporto

100 anos do Lisboa Ginásio Clube em livro

11, Maio 2019
  • Livro "Lisboa Ginásio Clube - Cem anos de História"
    Livro "Lisboa Ginásio Clube - Cem anos de História"

O livro "Lisboa Ginásio Clube - Cem Anos de História - 1918-2018", de João Fragoso Mendes com Fernando Madaíl, foi lançado no dia 10 de maio no auditório do clube, perante uma audiência repleta de sócios, atuais e antigos atletas (incluindo olímpicos), professores de educação física, alunos, treinadores das diversas modalidades desportivas e muita gente ligada a instituições desportivas, como o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino e o vereador do Desporto, Carlos Castro.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, reiterou o "compromisso da cidade para com o clube", nomeadamente no apoio a atividades que este vem desenvolvendo com crianças, nomeadamente alunos do ensino básico, e com a população sénior. O autarca foi um dos intervenientes da sessão, apresentada por João Socorro, vice-presidente do LGC, e que contou ainda com as palavras de Vicente Rodrigues, presidente da Assembleia Geral e da Comissão do Centenário do clube, do autor, João Fragoso Mendes, do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vitor Pataco, e do presidente da direção Jorge Marcelo.

O livro, com quase três centenas de páginas, é profusamente ilustrado com material fotográfico. Apresentando numerosa documentação, traça com rigor factual a história dos cem anos de um dos mais emblemáticos clubes da capital, fortemente empenhado não apenas na promoção de dezenas de modalidades desportivas (algumas das quais tiveram aqui a sua prática introduzida em Portugal), mas também no envolvimento social nos bairros cuja população que serve. Os famosos saraus anuais no Coliseu dos Recreios das décadas de 50 a 70 estão ainda na memória de muitos lisboetas.

Este popular clube, cujo invejável palmares inclui muitos títulos nacionais e a formação de numerosos atletas olímpicos, está instalado na Rua de Arroios, num complexo dos anos 90 que veio substituir o antigo edifício. Completou 100 anos de existência em 2018 e as comemorações do centenário, que incluíram, entre outras iniciativas, uma noite de gala, vão prolongar-se até novembro deste ano.

Array
Mais notícias sobre:
Arroios, Desporto