Cultura e Lazer, Visitar

7ª Edição do Lisbon & Estoril Film Festival

15, Outubro 2013
  • 7ª Edição do Lisbon & Estoril Film Festival
    7ª Edição do Lisbon & Estoril Film Festival
  • António Costa e Paulo Branco
    António Costa e Paulo Branco
  • Catarina Vaz Pinto
    Catarina Vaz Pinto
  • António Costa e Paulo Branco
    António Costa e Paulo Branco
  • Paulo Branco
    Paulo Branco
  • António Costa e Catarina Vaz Pinto
    António Costa e Catarina Vaz Pinto

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa esteve presente, no dia 15 de outubro, na conferência de imprensa de apresentação da edição de 2013 do Lisbon & Estoril Film Festival, que se realizou no Centro Cultural de Belém (CCB), e contou igualmente com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e do produtor Paulo Branco, entre outros ilustres convidados.

António Costa demonstrou uma enorme satisfação por, o município de Lisboa continuar a apoiar este evento “que contribui para a divulgação cinematográfica mas também serve para apresentar Lisboa, Cascais e a sua área metropolitana ao mundo internacional do cinema” afirmou o autarca acrescentando que, a existência do Lisbon & Estoril Film Festival “significa também algumas centenas de postos de trabalho que são criados na nossa região relativa a toda a logística associada à industria do cinema, o que é muito importante numa altura como esta em que vivemos”.

Paulo Branco revelou-se bastante entusiasmado com a nova edição do festival e com todas as novidades que vão surgir, afirmando que este "é um ano absolutamente excecional em termos de cinema" 

O festival de cinema produzido por Paulo Branco tem lugar entre 8 e 18 de novembro, em várias salas de Lisboa e do Estoril. Além da presença de várias personalidades ligadas ao cinema e às artes, está prevista a exibição de todos os filmes que venceram os mais importantes prémios de cinema no último ano, além daqueles selecionados para entrarem em competição.

O ator Gérard Depardieu, o laureado com o Nobel da Literatura J. M. Coetzee, os escritores Paul Auster e Don DeLillo e os realizadores Wong Kar-Way, Aleksandr Sokurov e James Gray, são figuras que já confirmaram a sua participação na edição do Lisbon & Estoril Film Festival.

O programa do festival conta ainda com homenagens a Wong Kar-Way, James Gray, Jorge Silva Melo, Aleksandr Sokurov, retrospetivas de Arnaud Desplechin, Gianfranco Rosi, e Alain Guiraudie.

Grande parte da programação vai para lá da exibição de filmes: o consagrado artista de rua Vhils será responsável pelo espaço exterior do Centro de Congressos do Estoril, fará uma masterclass e terá uma exposição patente. A coreógrafa Blanca Li, que trabalha com Beyoncé, Daft Punk, Stella McCartney e Pedro Almodóvar, encerrará o certame com o espetáculo "Robot!" no CCB, a 18 de novembro. Yasmine Hamdan, porta-estandarte da nova música árabe que colaborou com Coco Rosie, Mirwais e Nouvelle Vague, faz um concerto, também no CCB, a 11 de novembro, ficando a programação de música completa com apresentações de Sophie Auster no Musicbox e Piotr Anderszewski no CCB.

Os escritores Paul Auster, Don DeLillo, Siri Hustvedt, J. M. Coetzee e Gonçalo M. Tavares integram o júri do concurso de Curtas Metragens. Auster e Coetzee lerão cartas trocadas entre si, em data e local a designar, enquanto Gérard Depardieu fará uma leitura de um excerto de "Confissões de Santo Agostinho" e Don DeLillo lerá "Submundo".

Conheça aqui mais informações sobre o Festival.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Visitar