Desporto

A festa do Rugby voltou ao Estádio Universitário

08, Abril 2017
São cerca de dois mil atletas, internacionais e nacionais, que este fim de semana dão corpo ao Rugby Youth Festival 2017.

É um fim de semana animado para o Rugby e para a cidade de Lisboa, que recebe este fim de semana, no Estádio Universitário, mais uma edição do Rugby Youth Festival. "Talvez um dos mais conhecidos e prestigiantes festivais da modalidade na Europa", afirmou o vereador do Desporto, Jorge Máximo, que passou pelo estádio hoje, 8 de abril, e no domingo participa na entrega de prémios. 

Os números impressionam: cerca de 80 equipas, dois mil atletas e 300 jogos por dia dão corpo ao festival, que enche de juventude os vários campos do Estádio Universitário e os diversos espaços do terreno com várias animações. O slide é uma novidade e a música ecoa com força para lá dos muros. 

Dividida pelos escalões Sub-13/15/17 e 19, a competição mobiliza 1 200 atletas nacionais e 800 internacionais, algumas equipas consagradas de países como Inglaterra, Irlanda ou Espanha.

Mais importante que isso, diz o vereador, "os jovens que nos visitam levam seguramente uma boa impressão da cidade de Lisboa para os seus países de origem e ficam com vontade de regressar." O vereador lembra "a capacidade de mobilização do rugby" e sublinha que "muito provavelmente aqui nascem redes de estudantes Erasmus". 

"Depois de três fins de semana em que o rugby foi uma referência na cidade, culminarmos com um dos melhores torneios da Europa é fantástico", diz, recordando que este torneio tem já o reconhecimento do Estado português como evento de interesse público. Recentemente foram lançadas as primeiras pedras para a construção dos campos do Belenenses e do Grupo Desportivo de Direito, Jorge Máximo salienta ainda o êxito da Bulldog Rugby Cup e remata que todo este movimento reforça a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto em 2021.   

 

Mais notícias sobre:
Desporto