Cultura e Lazer

A grande aventura dos mares está a chegar a Lisboa

15, Julho 2016
De 22 a 25 de julho, Lisboa recebe a maior aventura dos sete mares. Em contagem descrente para The Tall Ships Race, a regata foi apresentada no dia 15 de julho, na Casa da Balança da Marinha, de frente para o Tejo. Para o presidente da CML “este é o maior evento na cidade em 2016”.

A The Tall Ships Races é, “uma das provas mais carismáticas do desporto, da cultura e da ligação histórica de um povo e de uma cidade ao rio” elogiou Fernando Medina.

Na apresentação oficial, o autarca destacou as três razões fundamentais da importância do evento para a cidade: acentuar da ligação ao mar, o cariz educativo da prova, que dá força a um conjunto de iniciativas promovidas pela CML que incentiva a ligação dos jovens ao rio e a atratividade turística que irá trazer a Lisboa, segundo dados da organização, mais de um milhão de visitantes.

The Tall Ships Race

Ao longo do Tejo e numa distância de cerca de 1,5 quilómetros, de Santa Apolónia ao Terreiro do Paço irá ficar instalado o “Passeio dos Sete Mares”, e está quase tudo pronto para receber o maior festival náutico gratuito da Europa.

Os visitantes terão a oportunidade única de subir a bordo de alguns dos maiores veleiros do mundo e assistir a concertos e a vários espetáculos, sempre com entrada livre das 10h00 à 01h00.

Conta com mais de 50 grandes embarcações, entre elas a Caravela Vera Cruz, uma réplica das antigas caravelas portuguesas e 3 500 jovens tripulantes de várias nacionalidades, dos quais 500 são portugueses. 

Nesta edição de 2016 celebra-se o 60º aniversário da The Tall Ships Race realizada pela primeira vez em 1956 entre Torbay, no Reino Unido e Lisboa com o objetivo de manter vivas as tradições dos grandes navegadores e dos navios à vela. E mais de meio século depois, irão estar presentes nas capitais portuguesas três dos navios que fizeram a primeira travessia.

Depois de ter zarpado do porto de Antuérpia, na Bélgica, a regata está agora a caminho de Lisboa onde chega dia 22.

Levanta âncora rumo a sul com destino à cidade espanhola de Cadiz, terminando 1955 milhas náuticas depois, na Corunha, a 14 de agosto.

A iniciativa tem como coorganizadores a Câmara Municipal de Lisboa, a Administração do Porto de Lisboa, o Lisbon Cruise Terminals e a APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer