Intervenção social, Município

A mulher e a Diabetes

14, Novembro 2017

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se celebra anualmente a 14 de novembro, o vereador Ricardo Robles participou numa conferência subordinada ao tema "A mulher e a Diabetes", que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Ricardo Robles, que disse estar muito feliz por participar no seu primeiro evento público como vereador da autarquia e por apoiar esta nobre causa que é alertar consciências para que haja uma melhor compreensão da doença de forma a prevenir as suas complicações, prometeu estar atento. "Temos muito para fazer, acelerar o processo nos equipamentos de saúde", afirmou, "precisamos de mais participação nos ministérios, combater a discriminação e combater o silêncio e o drama social em que muitos  pessoas vivem na cidade de Lisboa”.

A Conferência, promovida pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) com o apoio da autarquia, contou com a participação de diversas personalidades que se destacam na sociedade portuguesa e que, por algum motivo têm uma ligação com a diabetes, nomeadamente Maria de Belém Roseira, Ana Escoval e Maria António Palla.

Esta iniciativa pretendeu alertar consciências para que haja uma melhor compreensão da doença de forma a prevenir as suas complicações.

A prevalência estimada da doença na população portuguesa é mais de um milhão de portugueses e a este número juntam-se mais de dois milhões de pessoas com pré-diabetes.

199 Milhões de mulheres têm diabetes - 313 Milhões em 2040

«Estima-se que em todo o mundo existam 199 Milhões de mulheres com diabetes, podendo este número atingir os 313 Milhões em 2040, metade do total de pessoas com diabetes. Ou seja, uma em cada dez mulheres no mundo tem diabetes. E quase metade são jovens pois duas em cada cinco mulheres com diabetes estão em idade reprodutiva. Sabemos que hoje a diabetes é a nona principal causa de morte em mulheres em todo o mundo, causando 2,1 Milhões de mortes por ano. Para responder a esta pandemia é necessário que o sistema de saúde possua serviços adequados às necessidades e prioridades específicas das mulheres, e que os profissionais de saúde estejam aptos a fazer todo o acompanhamento necessário à mulher que tenha diabetes tipo 1, tipo 2 ou gestacional. A APDP prossegue esse caminho, o da melhoria da atenção, da educação e do acompanhamento. Sem esquecer o da prevenção!», defende José Manuel Boavida, presidente da APDP.

A Câmara Municipal de Lisboa, através do Departamento para os Direitos Sociais, tem mobilizado um grupo de trabalho, constituído por vários parceiros, nomeadamente a Direção Geral de Saúde/Programa Nacional para a Diabetes, a APDP – Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, a AJDP – Associação de Jovens Diabéticos de Portugal e as Farmacêuticas Novo Nordisk e a Roche. Esta rede desenvolve diversas iniciativas e atividades, como campanhas de sensibilização, prevenção e informação à população e aos funcionários da autarquia, rastreios e avaliação de riscos, prevenção e informação realizadas em escolas, dirigidas a crianças e jovens, sobre a Diabetes e  alimentação saudável, caminhadas por Lisboa, assim como promove a iluminação em Azul de monumentos - a cor escolhida do símbolo que assinala mundialmente a luta contra a diabetes.

Ao longo deste dia foram realizadas várias iniciativas para sensibilizar e consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar ferramentas para a sua prevenção.

Origem da efeméride

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo Comemora-se nesta data, porque assinala o aniversário do nascimento de Frederick Banting que juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922. 

Em Portugal, as comemorações têm a promoção da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, juntamente com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

Mais notícias sobre:
Intervenção social, Município