Educação

A Tradição dos Reis: “Vamos Cantar as Janeiras”

08, Janeiro 2018
Por todo o país é o momento de Cantar as Janeiras e a Câmara Municipal de Lisboa volta a cumprir a tradição no Edifício Central do Campo Grande.

Cantar as Janeiras é um costume em Portugal que consiste em cantar de forma a anunciar o nascimento de Jesus e desejar um Feliz Ano Novo. Foi assim que fizeram as cerca de 100 crianças que mais uma vez vieram brindar os inúmeros espetadores que se encontravam no Átrio Central do Campo Grande e que aplaudiram entusiasticamente a atuação dos pequenos cantores. 

Esta iniciativa decorre no seguimento da exposição “Presépios e Estrelas de Natal”, patente até ao dia 12 de janeiro e contou com a participação das crianças das Escolas Básicas, Mestre Querubim Lapa que encantaram com a música “Aleluia”, Homero Serpa que com os seus bombos surpreenderam a plateia, Leão de Arroios com uma música tradicional das Janeiras e Mestre Arnaldo Louro de Almeida que nos brindaram com duas músicas “Ainda agora cheguei” e “Auto de Natal” e de uma forma muito afinada desejaram um Ano cheio de Saúde, Paz e Amor a todos.

Para terminar a atuação, foi lançado um desafio a todos os presentes para cantarem em conjunto com as crianças os versos “Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo, que tudo se realize no ano que vai chegar, muitos amigos para todos, saúde para dar e vender”, o qual foi acolhido de imediato pelos adultos.

No fim, e como manda a tradição, foi distribuído bolo-rei e sumos a todos os participantes.

Mais notícias sobre:
Educação