Desporto, Município

A Volta começa em Lisboa

26, Junho 2017
Em 2017 a Volta começa em Lisboa!A 4 de agosto a capital abre a 79ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta com um prólogo no coração da cidade.
  • A Volta começa em Lisboa!
    A Volta começa em Lisboa!

Após três anos consecutivos a receber o final da competição, Lisboa vai assistir desta vez à Grande Partida no coração da cidade enquanto Viseu, em plena Feira de S. Mateus, irá brindar aos vencedores. O maior acontecimento desportivo do verão português e um dos maiores símbolos de identidade nacional regressa às estradas de 4 a 15 de agosto.

"Partimos daqui para uma odisseia que em onze dias dará a volta ao país", disse o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, hoje ao final da manhã, durante a apresentação da prova.

Na semana em que é entregue o dossier da candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, Jorge Máximo considera que a Volta a Portugal em Bicicleta é um ponto fundamental da agenda desportiva da cidade contribuindo para a "afirmação de Lisboa como uma grande cidade europeia do desporto."

Entre o prólogo e o pódio de consagração pedalam-se 1626,7 km numa exigente e desafiante edição com 30 prémios de montanha e 27 metas volantes.

No ano que comemora o 90º aniversário (realizou-se pela primeira vez em 1927), são muitas as novidades.

O prólogo, no coração da capital, a 4 de agosto, terá como aliciante a discussão em sistema de contrarrelógio em plena zona ribeirinha. A cronometragem rigorosa dos milésimos de segundo servirá para atribuir a primeira liderança após uma inicial distância percorrida ao longo da Avenida da Índia, que não ultrapassa os cinco quilómetros e meio. 

Vividas as primeiras emoções da corrida, será Vila Franca de Xira a receber a caravana para a primeira etapa.

Onze dias depois, na terça-feira, 15 de agosto, em Viseu,  O pelotão cumprirá a derradeira etapa, um contrarrelógio individual com partida e chegada em Viseu. São 20,1 km que vão decidir o vencedor da Volta dos 90 anos. 

 

O Calendário da Volta:

4 de agosto: Lisboa-Lisboa 

5 de agosto: V. Franca de Xira-Setúbal 

6 de agosto: Reguengos-Castelo Branco 

7 de agosto: F. Castelo Rodrigo-Bragança 

8 de agosto: Boticas-Sr.ª Graça 

9 de agosto: M. Cavaleiros-Viana do Castelo 

10 de agosto: Braga-Fafe 

11 de agosto: Descanso 

12 de agosto: Lousada-Santo Tirso 

13 de agosto: Gondomar-Oliveira Azeméis 

14 de agosto: Lousã-Guarda 

15 de agosto: Viseu-Viseu 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais notícias sobre:
Desporto, Município