Ambiente

Abertura do Dia Marítimo Europeu

16, Maio 2019
Durante dois dias, 16 e 17 de maio, o Centro de Congressos de Lisboa, antiga FIL, tornou-se palco para um dos maiores meetings europeus dedicados ao mar, tendo este ano por tema a economia circular. Fernando Medina disse ser esta uma oportunidade real para cada um fazer o que tem a fazer num planeta que hoje consome mais do que as suas possibilidades.

Perante uma plateia completa na sala Camões do Centro de Congressos de Lisboa, Fernando Medina começou por salientar precisamente a forte adesão de participantes nacionais e estrangeiros presentes neste meeting, vendo esta adesão e a sua realização em Lisboa, cidade com ligações seculares ao mar, como sinal da preocupação da Comissão Europeia em colocar o mar como ponto central nas políticas europeias.

 

Referindo-se à eleição de Lisboa para capital Verde Europeia em 2020, Fernando Medina lembrou que num planeta que consome acima dos seus recursos, cabe a cada um fazer o que lhe compete, por ações concretas, consegue-se aumentar a sustentabilidade de modo eficaz. “Sustentabilidade não é aqui uma palavra vazia, mas a implementação de ações concretas para melhorar a vida e o bem estar de cada um e de todos”. Terminou desejando aos presentes uma ótima jornada de trabalho e uma boa fruição da cidade de Lisboa. 

 

Na mesma esteira Ana Paula Vitorino, ministra do mar, reforçou a necessidade de soluções viáveis e globais para aproveitar a riqueza de um recurso extraordinário que é o mar. “A importância com que Portugal encara o mar, traduz-se no facto de Portugal ser um dos poucos países com um ministério dedicado ao mar, transversal às questões económicas e ambientais” afirmou a ministra. 

 

A sessão continuou com uma conversa com Kermanu Vella Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, onde foram referidas algumas das políticas europeias a ser implementadas neste setor. 

 

Seguiram-se vários painéis subordinados ao tema da economia do mar e ao empreendedorismo relacionado com o mar. 

 

Programa

Array
Mais notícias sobre:
Ambiente