Município

Aeroporto Humberto Delgado comemora 75 anos

12, Novembro 2017
O aeroporto Humberto Delgado está a comemorar 75 anos, numa altura em que vai registar o seu melhor ano de sempre, com a estimativa de mais de 26 milhões de passageiros processados no final de 2017. Numa cerimónia que assinalou o aniversário e que teve lugar esta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa foi dar os parabéns ao aniversariante e reafirmar o compromisso da autarquia em apoiar a solução de "um aeroporto em duas margens".

Inaugurado em 1942, rebaptizado em maio de 2016 com o nome do "General Sem Medo", e  a infraestrutura é a principal “porta de entrada” em Lisboa tendo registado 193.699 movimentos de aviões, e 25,76 milhões de passageiros, no período entre 30 setembro 2016 e 30 setembro 2017. Um acréscimo de 11,5%% e 19,8% respectiva . Um acréscimo de 11,5%% e 19,8% respetivamente, segundo dados da Vinci AirPorts.

Recordes batidos, ano após ano, e que têm tido um importante contributo, uma vez que 95% dos turistas chegam à capital por avião. Dados que Fernando Medina fez questão de destacar o impacto " da mais importante infraestrutura para o crescimento económico da cidade, da região e do país, em 75 anos o aeroporto Humberto Delgado tornou-se na ancora central do desenvolvimento de Portugal", afirmou o Presidente da CML.

Mas o Medina não esqueceu o futuro ao reafirmar a urgência do processo de expansão da capacidade aeroportuária do aeroporto reafirmando compromisso da cidade e da autarquia em construir as infraestruturas viárias de ligação ao Montijo, soluções, diz o autarca "capazes de servir o aumento da capacidade aeroportuária mas também a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos".

Também o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, reafirmou a necessidade da urgência da expansão da capacidade aeroportuária, referindo que se exige à ANA quer o aumento da quantidade, como da qualidade.

A ANA Aeroportos de Portugal e a VINCI Airports garantem que o investimento no atual aeroporto é para continuar. No próximo verão já estarão concluídas a duplicação de canais de embarque de todas as portas Schengen do Terminal 1, assim como a criação de duas novas. Dos investimentos previstos faz ainda parte a renovação da zona do check-in.

Quanto ao novo aeroporto do Montijo, de acordo com a ANA, "os próximos passos envolvem um trabalho de aprofundamento e detalhe das várias dimensões da proposta".

Array
Mais notícias sobre:
Município