Alcantara, Ambiente

Ajude a pintar a passagem subterrânea de Alcântara

11, Dezembro 2013

Precisam-se voluntários para terminar a pintura da passagem subterrânea de Alcântara, para os dias 16 de dezembro (segunda-feira) e 17 de dezembro (terça-feira), das 15h00 às 19h00.

No seguimento da parceria da Câmara Municipal de Lisboa com a APAURB - Associação Portuguesa de Arte Urbana, para a requalificação da passagem subterrânea de Alcântara, são necessários voluntários para colaborar na finalização das pinturas.

Se gosta de arte urbana e gostava de experimentar (não precisa de ter experiência), pode entrar em contato com a UIT Ocidental de forma a articular a sua participação. Poderá fazê-lo pelos telefones 218 172 218 e 966 202 789, ou pelos e-mails  uct.uitoc@cm-lisboa.pt ou  helena.fonseca@cm-lisboa.pt .

O local de realização e local de concentração é a passagem pedonal subterrânea de Alcântara, que se  localiza por baixo de estação ferroviária de Alcântara Mar, na Linha de Cascais.

 

Vale a pena visitar a passagem pedonal subterrânea de Alcântara

Construído pela Câmara Municipal de Lisboa em meados dos anos 70, este equipamento apresentava até há bem pouco tempo um elevado estado de degradação, quer pelo desgaste natural do tempo e pelas infiltrações visíveis nos tetos e paredes, quer em resultados dos sucessivos atos de vandalismo.

Sendo este túnel o único acesso pedonal que faz a ligação da Avenida da India a Alcântara – Mar, aos comboios da ligação Cais do Sodré – Cascais, bem como às Docas de Alcântara, além de ser a passagem para as saídas de barcos que atracam em Alcântara, era fundamental intervir neste espaço.

Numa primeira fase de intervenção, a Câmara Municipal encerrou as instalações sanitárias e espaço comercial ali existentes, procedeu à reparação de ruturas de água, iluminação interior, entre outras, e promoveu a limpeza e pintura das paredes em parceria com a Associação Portuguesa de Arte Urbana, transformando este espaço numa autêntica galeria de arte urbana que vale a pena visitar.

Mais notícias sobre:
Alcantara, Ambiente