São Domingos de Benfica, Urbanismo

Alameda Manuel Ricardo Espirito Santo, Uma Praça em cada Bairro

01, Junho 2015
  • Alameda Manuel Ricardo Espirito Santo, Uma Praça em cada Bairro
    Alameda Manuel Ricardo Espirito Santo, Uma Praça em cada Bairro

Teve lugar dia 1 de junho, na Quinta da Alfarrobeira, mais um encontro do programa uma Praça em cada Bairro, sobre a Alameda Manuel Ricardo Espirito Santo na freguesia de São Domingos de Benfica, numa sessão que contou com a participação de Antonio Cardoso, presidente da Junta,  Pedro Dinis da CML e José Adrião, arquiteto convidado.

A intervenção na Alameda Manuel Ricardo Espirito compreende a zona entre o Fonte Nova, o Califa e a zona comercial e de serviços contigua. Após a análise do espaço pela equipa do planeamento urbano e pela sondagem à população residente, o projeto prevê a redução do trânsito automóvel, o aumento da área pedonal e ciclável, a melhoria da iluminação pública e a concretização do plano de acessibilidade pedonal no espaço público.

Estão também em estudo as ligações pedonais entre o Palácio do Beau Séjour, a Escola Superior de Comunicação Social, o antigo Quartel da Quinta da Alfarrobeira e a ligação ao parque de Monsanto.

Pretende-se estender esta intervenção à totalidade da Estrada de Benfica entre Sete Rios e o Fonte Nova, transformando este eixo numa zona 30, canalizando o trânsito rápido para a Rua Conde Almoster até à Av. General Correia Barreto.

A proposta de intervenção foi desenvolvida pelo arquiteto José Adrião e a sua equipa cuja estratégia foi por ele apresentada:
-   Criação de relação de zonas pedonais entre os vários equipamentos.
-  Tirar o máximo partido da cobertura arbórea das tipuanas junto ao Fonte Nova e organizar o estacionamento e os acessos ao local numa só zona.
-   Ampliar e unificar os passeios.
-   Criação de uma solução viária em rotunda junto ao Califa.
-   Criação de um equipamento desportivo informal e de lazer para os jovens na zona semicoberta sob o viaduto da 2ª circular, que irá trazer população jovem à praça e que se tornará mais vivida sobretudo à noite.

 

Mais informação