Lumiar, Santa Clara, Segurança

Alta de Lisboa recebe o novo quartel do RSB

21, Junho 2017
Com a abertura do Quartel da Alta de Lisboa, o Regimento de Sapadores Bombeiros passa a ter onze quartéis na cidade. Para Fernando Medina, o RSB fica “mais forte, mais capaz de dar a todos, aquilo que toda a gente espera dos serviços da câmara e do RSB: segurança, proteção, eficácia, em caso de risco, catástrofes”.
  • Alta de Lisboa recebe o novo quartel do RSB
    Alta de Lisboa recebe o novo quartel do RSB
  • Alta de Lisboa recebe o novo quartel do RSB
    Alta de Lisboa recebe o novo quartel do RSB
  • Alta de Lisboa recebe o novo quartel do RSB
    Alta de Lisboa recebe o novo quartel do RSB

Fernando Medina, o vereador da Segurança, Carlos Manuel Castro, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, e os presidentes das juntas de freguesia de Santa Clara e Lumiar, Graça Ferreira e Pedro Delgado Alves, estiveram, no final da tarde de hoje, na cerimónia de inauguração do décimo primeiro  quartel de bombeiros de Lisboa.

Para Fernando Medina,esta é “uma inauguração com um sentido especial”. Esta zona, disse o autarca, “era o nosso ponto mais frágil, do ponto de vista da cobertura territorial do dispositivo de bombeiros”. As freguesias de Santa Clara e Lumiar têm no total cerca de 75 mil pessoas, sendo “uma parte importante da população da cidade de Lisboa”.

A abertura do quartel nesta zona assume assim, para a câmara, um "caráter prioritário". O novo quartel vai possibilitar ter "melhores tempos de resposta, ainda  melhores tempos de resposta" acentuou.

Até ao final de julho, garantiu o presidente da câmara, ficará pronto o novo quartel do  Martim Moniz, e, ainda este ano, será concluída a requalificação do quartel de Chelas. Até lá, a corporação vai igualmente receber mais 100 elementos operacionais.

A partir de agora, a cidade de Lisboa fica com onze quartéis, “colocados estratégicamente”, podendo responder “mais rapidamente, criando assim um socorro mais próximo” da população. Acreditamos, disse o comandante do RSB, Pedro Patrício “que este é o modelo que tem ao longo dos anos justificado a nossa eficácia”. É, admitiu, um sonho de muitos anos tornado realidade.

Situado na freguesia de Santa Clara, a área geográfica de intervenção do quartel da Alta de Lisboa, abrange ainda a freguesia do Lumiar. Os trinta e seis sapadores bombeiros aqui colocados, "em 4 turnos de 9 elementos", de acordo com dados avançados pelo vereador Carlos Castro, o RSB, vão ter ao seu dispor um quartel construído de raíz, com cerca de 1 000 m2, bem como uma área desportiva, e uma área para viaturas e espaço para treino operacional, num total de mais de 2 000 m2 de área de construção.

Em 2016, de acordo com dados do RSB, foram levadas a cabo 4 773 operações no âmbito da proteção, 18 223 ações de socorro, e ministradas cerca de 4 mil horas de formação.quarteis

Array
Mais notícias sobre:
Lumiar, Santa Clara, Segurança