Ambiente, Mobilidade

App localiza postos de carregamento de veículos elétricos

06, Junho 2018
Câmara reforça parceria com WAZE. A Câmara Municipal de Lisboa e a WAZE disponibilizam aplicação informática que informa os utilizadores da localização de 164 postos (522 tomadas) de carregamento de veículos elétricos.

As duas entidades reforçam a parceria estabelecida em março – de troca de dados em tempo real relativa aos condicionamentos de trânsito em Lisboa – e integram na aplicação Waze uma nova funcionalidade que contribui para uma melhoria da mobilidade e do ambiente.

Esta nova funcionalidade, disponível a partir de hoje na aplicação Waze, informa os utilizadores da existência em Lisboa de 164 postos de carregamento, o equivalente a 522 tomadas para veículos elétricos (VE). A partir de agora nos percursos gerados pela Waze, além de evitarem ruas com cortes de trânsito, identificam os postos de carregamento de VE existentes e, caso estejam ocupados, sugere postos de carregamento mais próximos.

Esta realidade só é possível devido à estreita colaboração existente entre a autarquia e a Waze. O  próximo passo será incorporar informação semelhante relativa a lugares de cargas e descargas e aos parques para motos. A parceria permite que os utilizadores tenham acesso a informação relativa à mobilidade em Lisboa, através da aplicação que já utilizam habitualmente, contribuindo para um melhor ambiente e uma mobilidade mais sustentável na cidade.

Para Miguel Gaspar, vereador da mobilidade e segurança da câmara de Lisboa, “a promoção e adaptação à mobilidade elétrica é uma das apostas do município, com vantagens sobretudo em frotas e sistemas de car sharing. Esta parceria, que resulta de uma política de dados abertos da Câmara de Lisboa, vai permitir divulgar a vasta rede de postos de abastecimento públicos que Lisboa já tem, aumentando as opções para quem tem um veículo elétrico”.

Mais notícias sobre:
Ambiente, Mobilidade