Mobilidade

Apresentação de Plano de Logística Urbana para a Baixa

21, Fevereiro 2013
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    Apresentação de Plano de Logística Urbana para a Baixa

A Câmara Municipal de Lisboa apresentou no dia 21 de fevereiro, na sala do Arquivo dos Paços do Concelho, a última fase de desenvolvimento do estudo de logística urbana para a Baixa-Chiado.

O Estudo de Logística Urbana para a Zona Piloto da Baixa de Lisboa, iniciado em 2012 pela TIS – Transportes, Inovação e Sistemas,  e da responsabilidade da CML, incluiu uma 1ª fase de “Caracterização e Diagnóstico da Área de Estudo”, uma 2ª fase de “Avaliação do Potencial de Transferibilidade das Medidas a Implementar”.

Nas duas primeiras fases de desenvolvimento do trabalho, realizaram-se dois workshops de apresentação e discussão com os agentes locais, o que permitiu consciencializar, os vários intervenientes, para os problemas identificados e obter  uma participação ativa, por parte destes.

A terceira fase, relativa às “ Propostas de Intervenção e Plano de Ação”,  foi agora apresentada, por Rosário Macário, especialista em transportes da TIS, que ressaltou a importância deste plano para a melhoria do transporte urbano de mercadorias e a sua adequada inclusão na cidade, para a zona piloto indicada, com o principal objetivo de “revitalizar esta zona e dar mais qualidade de vida, para que se possa atrair mais visitantes”.

O vereador da Mobilidade e Infraestruturas Viárias, Nunes da Silva, presente nesta cerimónia, que contou com a participação de várias entidades, salientou o facto de se pretender, “testar o sistema logístico da Baixa, nos próximos seis meses, de forma a reduzir circuitos que não sejam necessários, alargar horários e reduzir cargas e descargas de mercadorias, entre outras necessidades”.

À semelhança da experiência de algumas cidades europeias, o vereador mostrou-se disponível para apoiar um sistema de informação que facilite o uso partilhado de veículos na entrega de mercadorias, integrado numa plataforma de “van sharing “ ou “ van pooling“. Este sistema permitiria reduzir o congestionamento de tráfego ao racionalizar e otimizar a distribuição de mercadorias na cidade, diminuindo a distância percorrida, mas mantendo o mesmo nível de serviço.

Ver Estudo de Logística Urbana para Zona Piloto da Baixa de Lisboa

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