Areeiro, Cultura e Lazer, Urbanismo

Aqui há gato! - na Praça de Londres e é do Bordallo

26, Março 2018
  • Inauguração peças Raphael Bordallo Pinheiro
    Inauguração peças Raphael Bordallo Pinheiro

Duas peças em loiça, replicando criações de Raphael Bordallo Pinheiro, dão agora outra alegria ao espaço público do lado sul da Praça de Londres, nas zonas adjacentes à Pastelaria Mexicana. Trata-se de um Gato Assanhado e de um banco com um Caracol Gigante. As peças de arte pública, produzidas pela Fábrica Bordallo Pinheiro, das Caldas Da Rainha, foram oferecidas à Junta de Freguesia do Areeiro pela empresa Vista Alegre, proprietária daquela unidade fabril, com representação comercial na Avenida Guerra Junqueiro.

Ao ato inaugural compareceram o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, Fernando Braamcamp, e Nuno Barra, da administração da Vista Alegre. A ocasião contou com muita animação, protagonizada por dois atores na pele de Raphael Bordalo e de uma varina, surpreendendo os transeuntes.

O Caracol Gigante, tal como outros caracóis de loiça em tamanho mais reduzido, surgiu cedo nas criações de Bordallo, isolado ou integrado em conjuntos decorativos encomendados - sobretudo para jardins particulares. O Gato Assanhado é um modelo que saíu dos fornos da fábrica pela primeira vez em 1898. Esta é uma das representações do Gato Pires, um felino preto e eriçado, que também protagonizou histórias aos quadradinhos, por vezes acompanhado pela Gata Pili, e que o autor publicou no "António Maria", um dos principais jornais satíricos na história da imprensa portuguesa. Raphael Bordallo Pinheiro tinha uma grande estima por estes felinos, tendo chegado a declarar que "fui gato noutra encarnação".

Array
Mais notícias sobre:
Areeiro, Cultura e Lazer, Urbanismo