Cultura e Lazer, Intervenção social

Arraial Pride

23, Junho 2019
  • Arraial Pride
    Arraial Pride

Na noite de sábado, 22 de junho, arraial, arraial, foi mesmo o da comunidade LGBTI.

Muitos milhares de pessoas convergiram para o Terreiro do Paço logo a partir do meio da tarde. Entre muitas personalidades que percorreram demoradamente o recinto da festa destacam-se as presenças do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do vereador Manuel Grilo, a presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Teresa Fragoso, e a presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira.

Dirigindo-se ao público, o edil lisboeta garantiu que Lisboa será sempre "uma cidade tolerância e de liberdade, liberdade se para amar quem se quiser e ter a orientação sexual que se escolher". Num momento em que os direitos da comunidade LGBTI são postos em causa em diversos lugares do mundo, "há ainda muito por que lutar", sublinhou Fernando Medina. Na ocasião, o presidente da associação ILGA Portugal, Nuno Pinto, anunciou que Lisboa pretende ser a cidade de acolhimento do Euro Pride 2022.

Falando à comunicação social, o vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo, referiu-se a esta festa como uma "celebração dos direitos já conquistados e de afirmação da luta pela plena igualdade de todos, numa sociedade inclusiva". O arraial só terminou às quatro da manhã, tendo passado pelo palco principal diversas dezenas de artistas, afamados DJ's e o cabeça de cartaz Johnny Hooker.