Cultura e Lazer, Misericordia, Santa Maria Maior

Arraial Pride

24, Junho 2018
  • Arraial Pride
    Arraial Pride

O já tradicional Arraial Pride voltou a trazer ao Terreiro do Paço alegria, cor e muita determinação na defesa dos direitos cívicos, numa festa da comunidade LGBTI aberta a todos.

Desde o início da tarde do dia 23 de junho, até às primeiras horas da madrugada do dia seguinte, dezenas de milhares de pessoas juntaram-se à festa, que foi visitada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e pelos vereadores da Cultura, das Finanças e dos Direitos Sociais, respetivamente, Catarina Vaz Pinto, João Paulo Saraiva e Ricardo Robles.

O arraial, que acontece desde os anos 90 por iniciativa da associação ILGA Portugal com o apoio da autarquia, é um momento de afirmação dos direitos cívicos de todos e de luta contra a discriminação que ainda persiste sobre quem tem opção sexual diferente, nomeadamente, lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros. Todos diferentes, todos iguais! - é o mote desta grande festa.

No final da noite, toda a direção da ILGA Portugal acompanhada pelo vereador Ricardo Robles, pela secretária de Estado Rosa Monteiro e pelos presidentes das juntas de freguesia de Santa Maria Maior e da Misericórdia, Miguel Coelho e Carla Madeira, saudaram a enorme massa de gente presente, com mensagens de apoio à liberdade de orientação sexual, à diversidade cultural e de defesa dos direitos cívicos. Ricardo Robles considerou ser este "um movimento que junta festa e luta - luta pela igualdade de direitos, contra a discriminação da orientação sexual e dos infetados pelo IVH, contra a violência de género e contra as mulheres", garantindo que "Lisboa é uma cidade aberta à diversidade, tolerante e onde todos têm direito à liberdade".

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Misericordia, Santa Maria Maior