Educação, Marvila

Arte urbana na Escola de Marvila

18, Maio 2017

Foi com grande expetativa e entusiasmo que os alunos da Escola Básica de Marvila meteram mãos à obra para uma experiência divertida de Street Art que ocorreu no passado dia 17 de maio.

Cinco turmas de 5º e 6º ano, participaram no projeto “Incursões pela Arte”, de pincéis e trinchas na mão e com a orientação dos artistas José Carvalho e Filipe Gusmão, pintaram a parede junto ao campo desportivo.
Logo pela manhã já todos se alinhavam ordeiramente até que chegasse a sua vez de pegarem nos materiais para começarem a pintura do mural com cores e desenhos escolhidos por eles.

Ao fim de algum tempo, a pintura começou a ganhar forma e a satisfação foi crescendo à medida que os contornos dos dois peixes, que nadam em direção ao futuro, ultrapassando todos os obstáculos, se tornou cada vez mais evidente. No fim, todos estavam satisfeitos e com a sensação de dever cumprido.
“- A nossa escola agora está mais bonita!” – diziam as crianças com um sorriso nos lábios.

O projeto “Incursões pela Arte” é um programa municipal, desenvolvido pelo Departamento de Educação e a Galeria de Arte Urbana que se encontra no seu terceiro ano consecutivo nas escolas de Lisboa. Contempla visitas guiadas de arte urbana, sessões de trabalho em sala de aula onde, juntamente com os professores e os artistas, os alunos têm a oportunidade de trabalhar o que querem ver pintado e culmina na realização de um mural na escola.

A edição deste ano é dedicada à Escola Básica de Marvila e inserida no MURO / Festival de Arte Urbana Lx'17 que decorre no território de Marvila.

O Festival MURO irá decorrer entre os próximos dias 25 e 28 de maio, em Marvila, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a GEBALIS, a Junta de Freguesia de Marvila e as Bibliotecas de Lisboa.

A apresentação do Festival aconteceu no dia 27 de abril, na Biblioteca de Marvila, Rua António Gedeão, em Lisboa.

Mais notícias sobre:
Educação, Marvila