Educação

As estrelas que brilham nos olhos do nosso presépio

12, Dezembro 2017
Está patente no Edifício Central do Município, Campo Grande n.º 25, até 12 de janeiro, a exposição “Presépios e Estrelas”, uma mostra de trabalhos executados por alunos dos Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo.

Inaugurou em 12 de dezembro no Átrio do Edifício Central do Campo Grande “Presépios e Estrelas”, uma mostra de trabalhos executados pelos alunos dos Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo do Ensino Básico da rede pública de Lisboa, que contou com a presença do vereador Ricardo Robles, responsável pelo pelouro da Educação.

Ricardo Robles deu os parabéns a toda a equipa da Educação, destacando as vantagens do envolvimento das crianças em projetos relacionados com a reciclagem. “O nosso mundo é finito e os recursos são finitos”, disse o vereador, acrescentando que “fazer obras de arte com recurso a materiais recicláveis é muito importante. As grandes estrelas são as crianças”.

A visita à exposição foi antecedida por um momento musical pelos “Querubins Cantores”, alunos da Escola Básica Mestre Querubim Lapa.

Organizada pela Câmara de Lisboa, esta iniciativa resulta do desafio lançado às escolas para a construção de um presépio com o objetivo de valorizar o espírito natalício entre a comunidade escolar, solidificando a união e solidariedade e sensibilizando para a proteção do meio ambiente através da reutilização e reciclagem.

A exposição é composta por 15 presépios e cerca de 30 estrelas com material reciclado: rolhas de cortiça, pedra, papel usado, jornais, tecido, palha, feltro, restos de madeira, paus, cápsulas vazias de café, folhas secas, pinhas, restos de lã, latas de conserva vazias e cartolina, entre outros, que resultaram na criação de peças originais e diferentes, que enchem de cor e brilho o Edifício Central do Município.

Participaram as seguintes escolas básicas do 1º ciclo e Jardins de infância da rede pública de Lisboa:
 
Alice Vieira
Alta de Lisboa
António Nobre
Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles
Bairro do Armador
Beato
Condado
Francisco Arruda
Homero Serpa
Leão de Arroios
Lisboa nº 1
Lisboa nº 36
Lumiar
Manuel Teixeira Gomes
Maria da Luz de Deus Ramos
Mestre Arnaldo Louro de Almeida
Mestre Querubim Lapa
Pintor Almada Negreiros
Professor Agostinho da Silva
Professor Oliveira Marques
Rosa Lobato Faria
Santa Clara
Sarah Afonso

Mais notícias sobre:
Educação