Assinatura de Protocolo entre ISCTE e CML no âmbito de acolhimento de refugiados

24, Novembro 2016
Decorreu, no dia 24 de novembro, na Sala de Atos do ISCTE-IUL (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e das Empresas – Instituto Universitário de Lisboa) a assinatura de um protocolo de colaboração inscrito no Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados na Cidade de Lisboa (PMAR Lx) com vista à promoção e ao reconhecimento dos currículos de formação superior dos refugiados com formação universitária. Este protocolo teve como signatários o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, e o Reitor do ISCTE- IUL, Luís Reto.

Paralelamente foi assinado um protocolo entre a CML e o CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, no âmbito do reconhecimento de competências de uma formação intitulada "Living in a Different Culture" dirigido a refugiados com formação ou frequência académica, com vista a promover a integração e dar a conhecer a nossa cultura. Este curso, sem custos para os alunos, será ministrado por professores do ISCTE e abordará temáticas como língua portuguesa, cultura e sociedade, direito e instituições portuguesas e relações sociais. Desta forma os alunos que queiram continuar a sua formação universitária ou verem reconhecidas as suas competências académicas possuem agora a oportunidade dar sequência aos seus projetos de vida. 

João Afonso referiu, no momento da assinatura do protocolo, ter grande expectativa relativamente à implementação do protocolo acrescentando ser este um dos passos mais importantes dados até ao momento no sentido da promoção de uma integração plena das pessoas em condição de refugiados que chegam à cidade de Lisboa.