acontece-munícipe, Desporto

Atividades intergeracionais nas Olisipíadas

07, Abril 2017
A 3ª edição das Olisipíadas já conta com mais de 10 000 inscrições!

As Olisipíadas, também conhecidas como os jogos desportivos da cidade, atingiram as 10 000 inscrições e são hoje uma marca consolidada e de referência desportiva das crianças e jovens de Lisboa, envolvendo os vários agentes desportivos da cidade, em torno da promoção da prática desportiva regular e de hábitos de vida saudáveis.

Desde janeiro de 2017, quando se iniciaram os jogos da fase local, já se realizaram mais de 100 eventos, em 75 locais diferentes da cidade: piscinas, escolas, pavilhões desportivos, pistas de atletismo, clubes, entre outros, num total de 216 horas de atividade desportiva.

Sob o lema da candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto em 2021, esta edição tem como desígnio fomentar o desporto nos jovens para despertar futuros desportistas. A possibilidade de experimentação de várias atividades e modalidades desportivas, de forma gratuita, viabilizam esse objetivo. Paralelamente aos jogos das 13 modalidades em competição, as Olisipíadas já começaram as atividades intergeracionais que permitem o convívio em família, juntando pais, avós e netos, na prática de várias modalidades: natação, atletismo, xadrez e ténis de mesa.

Estas atividades, que decorrem de março a maio, são gratuitas e abertas à população em geral com o objetivo de promover o desporto em família.

As Olisipíadas saúdam todas as juntas de freguesia, federações e associações, agentes desportivos, parceiros, encarregados de educação e todos os participantes pela confiança demonstrada neste projeto que visa educar os jovens e crianças para os valores do desporto, princípios fundamentais na conquista do título de Capital Europeia do Desporto.