Urbanismo

Aula aberta no CIUL - Novas visões de Alvalade: investigação e multimédia

21, Abril 2017
26 de abril, às 18h00 no CIUL

No próximo dia 26 de abril irá decorrer, pelas 18H00, no auditório do CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa, mais uma Aula Aberta organizada em colaboração com o ISCTE-IUL. A Aula será conduzida pelas Professoras Sara Eloy e Paula André e terá como tema Novas visões de Alvalade: investigação e multimédia.

Pretende-se discutir propostas de virtualização do património da cidade que contribuam para o seu conhecimento com recurso a ferramentas digitais onde informação provinda de várias áreas do saber, como a História da Arquitetura e da Cidade, as Tecnologias da Construção, a Arquitetura no sentido mais lato, as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Computação Gráfica, convirjam numa base comum.

A experiência física dos lugares pode, com grandes benefícios, ser aumentada com informação útil e personalizada para cada perfil de visitante da cidade através de dispositivos móveis. A proposta que será apresentada consiste na criação de um sistema de informação sobre a memória coletiva da cidade de Lisboa que permita o acesso a informação digital útil à compreensão do edificado e das áreas urbanas incluindo informação habitualmente dispersa em diferentes recursos.

Serão mostrados casos de estudo desenvolvidos no ISCTE-IUL como o ARch4maps e o SeeARch, que constituem app’s de Realidade Aumentada destinadas a explorar, respetivamente, o mapa dos Prémios Valmor de Lisboa e o tecido de acompanhamento da cidade nomeadamente o Bairro de Alvalade. Serão ainda mostradas soluções de realidade virtual imersiva e 3D videomapping que, conjuntamente, permitem a exploração dinâmica de locais e realidades inacessíveis.

Inscrições em: ciul@cm-lisboa.pt .

Mais informações

Mais notícias sobre:
Urbanismo