Desporto, Municipio

Avança a candidatura a Capital Europeia do Desporto

28, Novembro 2016
O presidente da ACES Europa, a entidade responsável pelas candidaturas a Capital e Cidade Europeia do desporto, visitou Lisboa e contactou com a realidade desportiva da cidade.

No âmbito da candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, a Câmara Municipal de Lisboa preparou uma receção à comitiva da ACES Europa (entidade  a quem o Parlamento Europeu reconhece competência para atribuição dos galardões: Capital e Cidade Europeia do Desporto), representada pelo seu Presidente, Gian Francesco Lupatelli.

Esta primeira receção teve como objetivo formalizar a entrega do primeiro documento oficial da candidatura e mostrar à comitiva da ACES Europa a unidade dos principais agentes desportivos da cidade em torno da candidatura de Lisboa.

A receção incluiu a visita a espaços onde decorriam várias iniciativas municipais, tais como: o Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, onde se assistiu a várias ações na área da promoção da saúde e do desporto, e o Festival Clubes de Mar, programa municipal para o desenvolvimento dos desportos náuticos de vela e remo, onde se formalizou a entrega dos contratos programas com os vários clubes náuticos da cidade que contribuem para a execução  deste programa.

O momento de destaque da cerimónia ocorreu a bordo da Caravela Vera Cruz, numa travessia entre a Doca do espanhol ( Alcântara) o Cais das Colunas. Um momento carregado de simbolismo, pois a Caravela Vera Cruz representa a epopeia dos descobrimentos que afirmou Portugal no mundo (hoje quase 250 milhões de pessoas em todo o mundo falam a nossa língua), e o Terreiro do Paço constitui as portas marítimas da cidade, uma cidade que sabe receber e se abre ao mundo. Registe-se que a imagem do Terreiro do Paço integra o logotipo da campanha.

A bordo estavam presentes representantes do governo (SEJD e IPDJ), os Comités Olímpico e Paralímpico, a Confederação de Desporto de Portugal, bem como representantes das principais federações de modalidades em Lisboa e os principais clubes da cidade (Benfica, Sporting, Beleneses, FóFó, CIF e outros). Todos os presentes manifestaram um grande voto de apoio e confiança à candidatura de Lisboa. Na receção foi também apresentado o site (www.roadto2121.pt) e facebook da candidatura (https://www.facebook.com/LisboaCapitalEuropeiadoDesporto2021).

Em junho será entregue o dossier completo da candidatura que irá permitir tomar a decisão final agendada para novembro de 2017. Nesta data irá saber-se qual das cidades candidatas (Lisboa e Haia) irá ganhar o título de Capital Europeia do Desporto em 2021.

Mais notícias sobre:
Desporto, Municipio