Avenidas Novas, Habitar, Segurança

Bairro de Santos: o dia em que a linha foi ultrapassada

10, Julho 2017
É agora mais fácil e mais seguro ultrapassar a linha ferroviária que divide o Bairro de Santos da cidade, fruto da requalificação da passagem pedonal e da instalação de novos elevadores.

A passagem pedonal do Bairro Santos ao Rego foi reabilitada, e Fernando Medina assinalou, com o presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em 10 de julho, a abertura daquelas infraestruturas, que passam também a contar com novos elevadores. 

“Um dia especial”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que assinala a correção de “uma injustiça de muitos anos”. A freguesia estava, até agora, dividida, e o Bairro de Santos votado ao isolamento que a linha de comboio e a degradação da passagem pedonal provocavam, lembrou o edil, que sublinha o momento como “o dia em que podemos dizer nós cumprimos com a nossa obrigação de garantir a todos uma passagem segura e confortável.”

A intervenção decorreu no âmbito de um protocolo de descentralização de competências, e o presidente da Junta de Freguesia, Daniel Gonçalves, afirma que o elevador está agora disponível, com vigilância, diariamente entre as oito e as 20 horas, mas futuramente pretende-se uma vigilância permanente. 

Fernando Medina explicou que a intervenção agora concluída traduz “o direito das pessoas poderem ter uma vida normal, em segurança e em conforto, a moverem-se por onde quiserem na cidade de lisboa, sem terem que recear, por não terem este acesso aberto.”

A obra só foi possível com o empenho da junta de freguesia, sublinhou Fernando Medina, também Daniel Gonçalves saudou a colaboração da Câmara Municipal, dos seus técnicos e, particularmente, do seu presidente. 

 O presidente da Câmara de Lisboa salientou ainda “uma outra obra de grande importância” para aquele bairro, a requalificação do mercado municipal, que avançará brevemente. 

Array
Mais notícias sobre:
Avenidas Novas, Habitar, Segurança