Cultura e Lazer, Município

Bem-vindos ao Eurovision Village!

04, Maio 2018
Estão abertas as portas do Eurovision Village. Lisboa prepara-se para receber um dos maiores eventos de sempre realizados no nosso país, o Festival Eurovisão da Canção, e o Terreiro do Paço é uma das paragens obrigatórias. Até 12 de maio animação estará garantida entre 10h00 às 00h00. A entrada é gratuita mas sujeita à capacidade do recinto.O espaço foi hoje oficialmente inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
  • Bem-vindos ao Eurovision Village!
    Bem-vindos ao Eurovision Village!

O objetivo é envolver a população da cidade e os turistas criando uma programação paralela à do Festival da Eurovisão, com a criação de um espaço de entretenimento no centro histórico da capital portuguesa.

"Um ponto de encontro de todos" começou por dizer Fernando Medina, que acompanhado pelo presidente da RTP, Gonçalo Reis, visitou o espaço a assistiu a alguns das atuações deste final de tarde.

Uma aposta ganha

Para o presidente da CML a organização do Eurofestival é já "uma aposta ganha, estamos a transmitir uma boa imagem da cidade e do país assim como nossa capacidade organizar estes eventos". 

Um investimento que vale a pena, diz Fernando Medina, que lembrou o retorno direto de 25 milhões de euros para os agentes económicos da cidade mas que terá, acima de tudo, um impacto a médio prazo, "pelos mais de 200 milhões de pessoas que em todo o mundo que vão ouvir falar de Lisboa e de Portugal e vão ter vontade de vir descobrir a cidade e o país".

O Eurovision Village é programado e gerido em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

A programação do Eurovision Village inclui concertos de artistas portugueses, atuações de participantes no Festival da Eurovisão, tributos a grandes nomes da música nacional, para além de garantir visionamento público das emissões em direto das semifinais e da Grande Final que decorrem no Altice Arena (dias 8, 10 e 12 de maio a partir das 20h00).

O espaço inclui ainda street food, com uma zona lounge e de sombras, e stands dos patrocinadores e parceiros do evento. A vedação do recinto terá uma exposição sobre as edições anteriores do Festival Eurovisão da Canção. As atuações noturnas começarão sempre a partir das 21h30.

A programação ao detalhe

O palco do Eurovision Village é inaugurado hoje às 21h00 pelos Beatbombers , que atuarão também a 12 de maio na Altice Arena, durante a final do concurso.

No sábado à noite, o espaço acolhe “Lisboa Open House”, espetáculo no qual Moullinex apresentará Hypersex, “locomotiva do ‘groove’ cuja missão é a celebração da cultura de ‘clubbing’”, para o qual convida Batida, que apresenta The Almost Perfect DJ, Da Chick, DJ Vibe, “Quantum Leap with Violet” e Xinobi.

Domingo é noite de três tributos a artistas portugueses: um tributo a Carlos Paião, preparado por JP Coimbra e Nuno Figueiredo, outro às Doce, da responsabilidade de Moullinex, e um outro a Simone de Oliveira, organizado por Nuno Feist.

Nesse dia, entre as 17h00 e as 19h40, quem se deslocar à Eurovision Village poderá ainda acompanhar, através de um ecrã gigante, a Blue Carpet". Um evento de apresentação dos concorrentes, que irá decorrer no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT)

Para segunda-feira à noite está marcada a "Atlantic Night" (Noite Atlântica), com atuações do angolano Waldemar Bastos e da Banda do Mar, que junta os brasileiros Marcelo Camelo e Mallu Magalhães e o português Fred Ferreira.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa irá apresentar na quarta-feira "Os Maiores Clássicos Europeus” e, a 11 de maio, atuam os Orelha Negra e Capicua, que estará acompanhada da Guerrilha Cor-de-Rosa, composta por Blaya, Ana Bacalhau, M7 e Marta Ren.

A programação do espaço inclui ainda atuações dos concorrentes da edição deste ano e as emissões em direto, num ecrã gigante, das semifinais (na terça e na quinta-feira) e da grande final (a 12 de maio), a partir das 20h00.

A Eurovision Village inclui também uma zona de restauração e uma outra ‘lounge’ e de sombras, bem como tendas dos patrocinadores e parceiros da iniciativa.

Na vedação do recinto está uma exposição sobre as edições anteriores do concurso.

A RTP prepara ainda uma operação especial em torno da Eurovisão, com vários programas a serem emitidos em direto a partir do Terreiro do Paço entre 4 e 11 de maio.

All Aboard!

Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Município