Intervenção social, Município

BIP ZIP- 8ª Edição arranca na Zona Oriental de Lisboa

17, Outubro 2018
Arrancou hoje, dia 17 de outubro, na zona oriental da cidade, a oitava edição do Programa de Parcerias Locais BIP ZIP. Começa assim a primeira das quatro sessões de apresentação dos projetos para 2018, pensados para o desenvolvimento dos territórios e das populações.

O programa foi lançado no terreno com a habitual assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal de Lisboa e treze instituições implantadas nas freguesias de Alvalade, Beato, Marvila, Olivais, Parque das Nações e Penha de França, que recebeu a cerimónia.

Paula Marques, Vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, falou no sentimento de missão cumprida "por, com este programa, devolver à população o que é a vontade de intervenção nos seus territórios e provam que é possível fazer cidade de forma diferente".

Os novos projetos, a começar ao abrigo deste programa municipal, serão apresentados em quatro sessões, distribuídas por diferentes zonas: oriental, norte, centro histórico e ocidental.

Com um investimento direto do município de 2,3 milhões de euros, o objetivo passa por mostrar de uma forma mais próxima, como o Bip Zip, enquanto estratégia de desenvolvimento local,se estendeu à cidade e quais as diferentes áreas de atuação e as populações envolvidas nos diferentes territórios.

Em cada sessão de assinatura de protocolos com os promotores e parceiros locais haverá um projeto anfitrião que vai receber os outros que se vão implantar na mesma área urbana.

Hoje o anfitrião foi o projeto Geração com Futuro. 

O programa BIP ZIP

Com 270 projetos aprovados nas anteriores edições, que envolvem 567 instituições promotoras e parceiras e 4637 atividades realizadas, o programa BIP ZIP tem-se estendido a toda a cidade em áreas que vão da intervenção social, ao incentivo à empregabilidade, apoio à cultura, estruturação comunitária e espaço público

O investimento municipal até ao momento foi de 9,4 milhões de euros, a que se juntaram verbas ou serviços angariados diretamente pelas próprias parcerias, no valor de 2,9 milhões de euros. No total os 67 territórios BIP ZIP em toda a cidade foram já abrangidos com projetos apresentados, envolvendo mais de 1/5 da população de Lisboa.

Array
Mais notícias sobre:
Intervenção social, Município