Habitar, Município

BIP ZIP com 38 novos projetos para a cidade

08, Setembro 2017
O início formal da sétima edição do Programa BIP/ZIP 2017 para as Zonas/Bairros de Intervenção Prioritária arrancou com a assinatura de 38 protocolos dos projetos apoiados por este programa de parcerias locais, numa cerimónia que decorreu no dia 8 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa.
  • Bairros Municipais dinamizam-se com novos projetos
    Bairros Municipais dinamizam-se com novos projetos

Esta cerimónia contou com a presença da presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, da vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques, presidentes de juntas de freguesia, entidades responsáveis pelos projetos selecionados, associações e muitas outras individualidades que se associaram à iniciativa.

Paula Marques, perante uma sala cheia, emocionou-se.“ O Programa está cá para ficar e durar. Isto é de facto a cidade a mexer. Esta rede de energia que nos sustenta e que já vai além-fronteiras, em cidades solidárias como Berlim, Barcelona, entre tantas outras, é uma alegria. É sentir que o dever foi cumprido, uma forma de governar a cidade de uma forma partilhada.” Salientou a autarca.

Para a mentora deste projeto, Helena Roseta, que gostaria de o ver reproduzido a nível nacional “ são estas organizações, são as pessoas que se “desenrascam” para fazer bem e melhor, criando-se laços de amizade, muito importantes para a energia de uma cidade. ”Salientou.

Na sequência de uma proposta da vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques, a Câmara Municipal de Lisboa deliberou a 26 de julho, por unanimidade, aprovar a classificação final das 107 candidaturas apresentadas ao Programa BIP/ZIP Lisboa 2017 – Parcerias Locais, bem como a atribuição do apoio financeiro às que obtiveram melhor classificação. No conjunto dos projetos apoiados participam 152 entidades que vão promover atividades em 66 territórios BIP/ZIP. É o lançar, no terreno, uma nova edição deste programa, que já se espalhou pela cidade, criando emprego, formas de apoio para as populações, intervindo no espaço físico e estabelecendo sinergias entre entidades para resolver necessidades locais. 

O Programa BIP-ZIP

O Programa BIP-ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa foi criado em 2011 pela autarquia, no quadro do Programa Local de Habitação (PLH), como um instrumento de política pública municipal que visa dinamizar parcerias e pequenas intervenções locais de melhoria dos “habitats” abrangidos, através do apoio a projetos levados a cabo por juntas de freguesia, associações locais, coletividades e organizações não-governamentais, contribuindo para o reforço da coesão socio-territorial no município. Ao longo de todos estes anos a autarquia já disponibilizou 11 milhões de euros para os projetos BIP - ZIP.

Array
Mais notícias sobre:
Habitar, Município