Ajuda, Alcantara, Desporto

Boa-Hora Futebol Clube comemora centenário

14, Julho 2018
O “desporto-rei” esteve na sua origem mas é o andebol que mais forte escreve o seu palmarés, a efeméride foi assinalada em festa na Junta de Freguesia de Alcântara e contou com Fernando Medina e Duarte Cordeiro.

Pode ser relativo o tempo, mas um século de vida não é para qualquer organização. São 100 anos de história, que o emblemático Boa-Hora Futebol Clube cumpre este ano e assinalou, em festa, num jantar de gala que decorreu no salão da Junta de Freguesia de Alcântara em 13 de julho.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa marcou presença na abertura do evento e deixou uma saudação ao clube. “100 anos na vida de uma instituição é um marco especial”, disse Fernando Medina, que deixou “uma palavra de reconhecimento e de agradecimento” pelo trabalho do Boa-Hora e ofereceu ao seu presidente a estatueta de um corvo.

Duarte Cordeiro, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Desporto, acompanhou o jantar, foi agraciado num dos momentos dedicado à distinção de várias personalidades e participou no momento dos parabéns. 

Entre os vários participantes contava-se, como não podia deixar de ser, o presidente da Junta de Alcântara, Davide Amado, que sublinou “o prestigio de ter uma coletividade desta dimensão na freguesia”. 

O Boa-Hora Futebol Clube foi fundado em 13 de julho de 1918 por um grupo de rapazes que já no início da década acalentavam o sonho de formar um clube na zona da Boa-Hora, freguesia da Ajuda, projeto adiado pela sua incorporação no serviço militar e num contingente português que combateu na Grande Guerra.  

Andebol marca palmarés 

Apesar de ter sido o Futebol a nortear a fundação do clube e dele terem saído alguns nomes de peso no desporto-rei nacional, é no Andebol que o Boa-Hora ganha notoriedade, como comprovam os muitos títulos e prémios, nacionais e internacionais, que escrevem o seu palmarés. 

Hoje as modalidades praticadas no clube são o andebol, o ténis de mesa, o ténis, a musculação, as artes marciais, o crossfit, o cicloturismo e a dança. 

O clube foi reconhecido em 1977 como Instituição de Utilidade Pública e recebeu, em 1993, a Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro. 

Impossível resumir a história de um século, mas neste vídeo projetado durante o jantar fica uma ideia sobre a grandeza do Boa Hora Futebol Clube.

Array
Mais notícias sobre:
Ajuda, Alcantara, Desporto