Bombeiros homenageados no Rossio

Maio 19, 2013
Array

No passado dia 19 de maio a praça do Rossio foi palco das celebrações do 618 º aniversário do Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa, a mais antiga corporação de bombeiros do país. A cerimónia contou com presença de António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, da presidente da Assembleia Municipal Simonetta Luz Afonso e dos vereadores Manuel Salgado, Manuel Brito, Fernando Nunes da Silva, Maria José Mendes, e ainda vários deputados municipais e representantes de diversas instituições convidadas.

Na Praça do Rossio estiveram cerca de 180 bombeiros em parada e uma exposição de vários veículos que compõem o contingente operacional da corporação de Lisboa. 

A cerimónia ganhou um significado suplementar por nela se fazer também a invocação dos 25 anos do incêndio do Chiado e se homenagear as entidades que envolvidas no combate ao fatídico acontecimento de 25 de agosto de 1988, sobretudo, regimentos de voluntários de vários concelhos próximos de Lisboa que receberam louvores das mãos dos vereadores e do vice-presidente da CML Manuel Salgado. 

António Costa entregou também a medalha da cidade grau prata à família do bombeiro Diogo Catana Ramos que perdeu a vida no combate ao incêndio do Chiado. O presidente da Câmara atribuiu ainda a medalha de honra da cidade ao Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa pelos serviços prestados à cidade e pela coragem e determinação demonstrada no combate ao incêndio do Chiado. 

Seguiu-se o batismo de dois novos veículos escada com alcance de 37 metros, vocacionados para operações de combate a incêndio e salvamento, que receberam os nomes dos seus dois padrinhos, Simone de Oliveira e Eusébio que se juntaram a esta cerimónia e que emprestaram os seus nomes às duas novas viaturas. 

O comandante do RBV de Lisboa usou da palavra lembrando o papel do regimento na prestação de ajuda à comunidade que se salda numa média de 60 intervenções por dia, no reforço de equipamento diverso seja de comunicação seja de uniformes e material de combate a fogos e do reforço de contingente com a integração de novos elementos na corporação e a criação do SALOC – Centro de Comunicações conjuntas que envolvem diferentes entidades na capacidade de resposta a situações de emergência. 

António Costa, no seu discurso, invocou a tragédia do Chiado “como momento de ruptura modificando a forma de encarar a gestão de situações de emergência e obrigando à reestruturação de do sistema de proteção civil”. Lembrando as inovações introduzidas acrescentou: “ser nossa obrigação, enquanto responsáveis políticos, de criar condições para que a cidade seja capaz de responder adequadamente às catástrofes que sobre ela se podem abater”. Dessas medidas destacou a concretização do Centro estratégico de Proteção e Socorro a ser instalado em Chelas, o Centro de Comando e Coordenação Operacional, a transformação dos atuais quartéis em Postos de Socorro Avançados e ainda o SALOC a funcionar desde Julho de 2010. Mencionou ainda o investimento, com recurso ao QREN, na renovação de equipamento e de viaturas de que as duas autoescadas hoje apresentadas são exemplo, bem como o trabalho desenvolvido em proximidade com a proteção civil junto de Juntas de Freguesias e comunidades locais, o programa S.Ó.S de apoio à população com mais de 65 anos e a integração de 156 novos bombeiros no Regimento de Sapadores. No final do discurso António Costa, lembrou a memória do bombeiro Diogo Catana Ramos “o reconhecimento pela dádiva maior que fez à cidade e que foi a sua própria vida” e dirigiu aos bombeiros do RSBL uma palavra de “confiança pelo profissionalismo e entrega com que diariamente servem a cidade e os seus munícipes”. “Tal como há 25 anos, a cidade de Lisboa confia na vossa exímia qualidade técnica e humana como garante da sua segurança”, concluiu. 

No final os regimentos marcharam em frente à tribuna de honra dando por encerrada uma cerimónia que não deixou de atrair muita assistência. 



Últimas notícias

Dez 17, 2014

Carlos do Carmo, Personalidade do Ano

Carlos do Carmo foi eleito a Personalidade do Ano 2014 pela Associação de Imprensa Estrangeira... saber mais...

Dez 16, 2014

Joana Vasconcelos apresenta obra inédita para os 450 anos...

A artista plástica Joana Vasconcelos apresentou, no dia 16 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara... saber mais...