Município

Câmara de Lisboa e Clube de Jornalistas renovam acordo por dez anos

14, Fevereiro 2017
A Câmara Municipal de Lisboa e o Clube de Jornalistas, renovaram hoje um acordo, prestes a completar duas décadas. Com o protocolo assinado por Fernando Medina e Mário Zambujal, o Clube de Jornalistas vê assim renovado, nos próximos dez anos, o acordo de cedência, por parte do município, das instalações da Rua das Trinas, na Madragoa.
  • Câmara de Lisboa e Clube de Jornalistas renovam acordo de cedência da sede do CJ
    Câmara de Lisboa e Clube de Jornalistas renovam acordo de cedência da sede do CJ

"Fizemos de uma ruína, uma sede engraçada que se foi melhorando ao longo de todos os anos" e que, sublinhou Mário Zambujal, "hoje, sentimos redobradamente que é a nossa casa". Sentimo-nos mais confortavelmente em nossa casa, confessou.

A extensão da renovação, de cinco para dez anos, "foi uma boa surpresa que nos deixa muito gratos", afirmou Zambujal. Para o presidente do CJ, esta renovação "demonstra da parte da Câmara, e do seu presidente, uma compreensão pelo que temos feito ao longo destas três décadas e meia, e pelo que nos propomos fazer, em representação de uma classe profissional".

A classe, assumiu, "sente que faz parte da cidade". Quando a Câmara "nos dá esta mão, ao mesmo tempo está a dizer: vocês fazem parte da cidade de Lisboa".

Pudemos "cumprir o nosso papel", começou por dizer Medina, que foi "tranquilizar uma instituição como o CJ". A cidade "quer o Clube de Jornalistas, quer o Clube de Jornalistas a fazer o que está a fazer, aquilo que os seus sócios, em cada momento, decidirem que é o seu rumo".

A renovação do acordo, acontece poucos dias após o quarto Congresso dos Jornalistas, que teve lugar dezoito anos após o terceiro, em 1998. Apesar das dificuldades sentidas pela classe, quer hoje, quer ao longo das ultimas décadas, Medina deixou uma mensagem de confiança sobre o papel da imprensa, que considerou ser "um pilar no nosso sistema democrático".

Perante uma plateia de jornalistas, Medina assegurou "um fortíssimo empenho, um compromisso, da Câmara de Lisboa, no sentido de podermos apoiar", um "jornalismo livre, informado, consciente e profissional".

Fundado em 8 de novembro de 1983, o Clube de Jornalistas (CJ) - "associação portuguesa de jornalistas, não mutualista nem sindical" - é, de acordo com os seus estatutos, "um espaço de informação e cultura, convívio, desporto e intercâmbio, aberto a quantos tenham o jornalismo como ocupação principal". 

Array
Mais notícias sobre:
Município