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Câmara de Lisboa promove transporte público flexível no Web Summit através do serviço mytaximatch Carris

02, Novembro 2018

No âmbito da edição de 2018 do evento Web Summit, o Município de Lisboa, a CARRIS e a mytaxi, em conjunto com os empresários de táxi, associaram-se para desenvolver um projeto piloto para transporte coletivo em táxi enquadrado pelo regime jurídico do serviço público de transporte de passageiros, na figura do Transporte Público Flexível (TPF).

Este projeto, designado por mytaximatch CARRIS, realiza-se exclusivamente durante os dias da edição de 2018 do Web Summit, ou seja, nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro de 2018, e para viagens dentro do concelho de Lisboa que tenham como origem ou destino a envolvência do recinto em que se realiza o Web Summit.

Na ida para o evento Web Summit, os passageiros e respetivos acompanhantes serão recolhidos em até dois endereços dentro do concelho de Lisboa, tendo obrigatoriamente a envolvência do recinto do Web Summit como destino comum. Na saída do evento Web Summit, os passageiros têm obrigatoriamente o mesmo ponto de origem e poderão ser conduzidos a um máximo de dois endereços de destino dentro do concelho de Lisboa.
 
Para poderem recorrer ao serviço de transporte coletivo em táxi, os passageiros que solicitam o serviço devem descarregar a app mytaxi para o seu telemóvel e registar-se naquela plataforma, aceitando as respetivas condições de utilização.

Este serviço terá um valor máximo de cinco euros por cada conta de utilizador que solicita o serviço, mesmo nas circunstâncias em que o taxímetro marque um valor superior. Este valor máximo de cinco euros abrange o transporte do passageiro e de um acompanhante, bagagem, o transporte de animais, quando este seja permitido no quadro da legislação aplicável, assim como quaisquer suplementos de chamada.

Caso o valor do taxímetro seja inferior a cinco euros, consoante transporte um utilizador (máximo de 2 passageiros), ou dez euros, no caso de transportar dois utilizadores (máximo de 4 passageiros), o valor a pagar por cada conta de utilizador será sempre inferior ou igual a cinco euros.

A funcionalidade mytaximatch CARRIS permite que os custos da viagem sejam repartidos pelas duas contas de utilizadores que solicitam o serviço, conforme a distância percorrida por cada um deles. Cada passageiro solicitante será informado, através da app, sobre a estimativa do custo individual da viagem, antes do respetivo início.

O pagamento deverá ser efetuado através da app mytaxi, com cartão de crédito ou PayPal, não havendo lugar ao pagamento em numerário.


Como funciona na prática este serviço?

Este serviço de partilha permite dividir os custos da viagem até duas contas de passageiro mytaxi. Para realizar um pedido mytaximatch CARRIS, o passageiro deverá:
1.    Abrir a aplicação
2.    Selecionar a funcionalidade mytaximatch CARRIS e introduzir o endereço ou a referência para onde deseja ir (por exemplo Web Summit)
3.    Por fim, só precisa de aguardar uns minutos até à chegada do seu motorista.

A funcionalidade mytaximatch CARRIS permite que os custos da viagem sejam repartidos pelos dois utilizadores, conforme a distância percorrida por cada um deles, até ao máximo de 5€ por conta de utilizador.

A viagem pode ser partilhada por um máximo de dois clientes, sendo que cada um pode levar um acompanhante consigo. O cliente e o acompanhante devem sair no mesmo endereço de destino. Depois de o segundo cliente (e acompanhante) sair, a viagem termina.

Caso não encontre um 2.º passageiro até ao seu destino o preço da viagem nunca ultrapassará os 5€.

As eventuais sugestões ou reclamações relativas ao serviço de transporte coletivo em táxi devem ser dirigidas ao Município de Lisboa, através do email dmmt.dgmt@cm-lisboa.pt

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