Município

Câmara de Lisboa saúda prémio de José Avillez

08, Fevereiro 2018
"O justo reconhecimento de uma carreira notável desenvolvida no essencial em Lisboa”, lê-se na proposta que foi subscrita pelo presidente da autarquia, Fernando Medina.

O executivo da Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje, 8 de fevereiro, por unanimidade, um Voto de Congratulação pela atribuição do Grand Prix de l’Art de la Cuisine ao Chef José Avillez. A atribuição do galardão pela Academia Internacional da Gastronomia (AIGC), considerado o Óscar da gastronomia, “é o justo reconhecimento de uma carreira notável desenvolvida no essencial em Lisboa”, lê-se na proposta que foi subscrita pelo Presidente da CML, Fernando Medina.
 
No documento, destaca-se o importante papel que o consagrado chef tem tido na evolução da cozinha portuguesa com os seus restaurantes, em particular o Belcanto, que nos últimos anos se tornaram “uma referência na cidade”, considerando “que a excelência e inovação da sua cozinha projetaram Lisboa além-fronteiras ao mais alto nível.”
 
O voto aprovado refere ainda “o rigor, a técnica e a consistência” da arte de José Avillez, fixado em Lisboa desde 2008, “um dos mais importantes agentes culturais portugueses cujo exemplo impulsiona crescentemente uma nova geração de cozinheiros”. Sublinha, finalmente, que “esta elevação da cozinha portuguesa ao mais alto patamar internacional” coloca José Avillez a par de lendas da gastronomia como Alain Ducasse, Ferran Adrià, Joel Robuchon, Alex Atala, Massimo Bottura e Joan Roca, entre outros.



Mais notícias sobre:
Município