Educação, Investir

Câmara promove aproximação da escola ao universo empresarial

02, Dezembro 2016
Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Lisboa "promove a educação para o empreendedorismo", junto de crianças e jovens, "dos seis aos trinta anos".
  • Programa de Empreendedorismo Jovem em Lisboa
    Programa de Empreendedorismo Jovem em Lisboa

Ao longo de cinco "frutuosos" anos, o Programa de Empreendedorismo Jovem em Lisboa - resultante de uma parceria entre a Câmara e a Junior Achievement Portugal (JAP) - chegou a cerca de 22 000 alunos, de 163 escolas, abrangendo "cerca de 80% dos agrupamentos". O objetivo, anunciou ainda Catarina Albergaria, "é chegar a 100% das escolas" da cidade.

A vereadora da Educação, Catarina Albergaria, participou hoje na sessão de lançamento do programa para o ano letivo 2016/2017, dirigida a diretores de agrupamentos de escolas de Lisboa, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão, que serviu igualmente de "balanço", contou com a presença de Duarte Fernandes, aluno da Escola Secundária Padre António Vieira, e alunos da ATEC – Academia de Formação de Palmela, premiados no concurso nacional “A Empresa”, promovido pela JAP.

Para os responsáveis desta parceria, o objetivo é "dotar os seus jovens munícipes de uma educação empreendedora". O programa é importante para as escolas e alunos, mas também para a Câmara, sublinhou Paulo Soeiro de Carvalho, diretor da Economia e Inovação. Lisboa, assumiu, "quer transformar-se numa das cidades mais competitivas e inovadoras da Europa".

Saber criar uma empresa, conhecer investidores, ou educação financeira, são alguns dos objetivos a que se propõe a JAP. Para Erica Nascimento, CEO da organização, que "inspira e prepara crianças e jovens para conseguirem vencer e ter sucesso numa economia global", a JAP "nasce como uma ligação entre o mundo do trabalho e o mundo das escolas".

Go Safety - um dispositivo que ajuda a melhorar a segurança dos ciclistas através de uma câmara de visão traseira -, pela miniempresa Dynamic Ride, e um dispositivo adaptador para colocar nas latas de refrigerantes, evitando beber diretamente da lata, criado por Duarte Fernandes, foram os projetos apresentados por alunos envolvidos no Programa de Empreendedorismo Jovem.

Após a apresentação dos projetos, foram entregues certificados aos agrupamentos escolares vencedores das diversas categorias. No prémio para o Agrupamento do Ano, o vencedor foi o Agrupamento de Escolas de Benfica, "pioneiro na implementação dos programas da JAP desde 2010/2011, que, no total, conseguiu envolver 854 Alunos, em 5 programas".

Mais notícias sobre:
Educação, Investir