Desporto

Campeonato da Europa de Triatlo em Lisboa

25, Fevereiro 2016
O maior evento de Triatlo alguma vez realizado em Portugal decorre no mês de maio em Lisboa.
  • Campeonato da Europa de Triatlo em Lisboa
    Campeonato da Europa de Triatlo em Lisboa

Numa conferência que decorreu no dia 25 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi apresentado pelo vereador do pelouro do desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo, o Campeonato da Europa de Triatlo, que terá lugar em Lisboa no próximo mês de Maio.

Presentes na iniciativa estiveram: o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Wengorovius Meneses, Fernando Henriques Feijão, da Federação de Triatlo de Portugal, José Manuel Constantino do Comité Olímpico de Portugal, Umberto Santos do Comité Paralímpico, Ilídio Trindade da Confederação de Desporto de Portugal, Jeron Meijers da Médis - mecenas deste campeonato da Europa, atletas, além de outras individualidades.

O Médis 2016 Lisbon ETU Triathlon European Championships tem o apoio da autarquia e serve como warm up para os Jogos Olímpicos que permitirá aferir a condição dos atletas, incluindo os portugueses, com aspirações a um lugar no Rio de Janeiro.

Trata-se do maior evento de Triatlo alguma vez realizado em Portugal e decorre entre 25 e 29 de maio no MEO Arena, Parque das Nações, reunindo mais de dois mil atletas oriundos de 47 países.

A prova tem por objetivo continuar a desenvolver uma modalidade, que cresce anualmente dez por cento em Portugal, promovendo uma verdadeira festa do Triatlo para todos. A entrada no MEO Arena é gratuita durante os três dias de competição.

A participação, que inclui elites mundiais masculina e feminina, juniores, amadores de quase todos os escalões etários e ainda a competição paralímpica, bate este ano o recorde e dobra os 800 atletas inscritos no Europeu de 2008. Bruno Pais e Vanessa Fernandes, os dois atletas nacionais com o palmarés mais rico da história do triatlo nacional, apadrinham a iniciativa.

Entre a elite mundial, Portugal tem quatro candidatos a uma presença olímpica: João Pereira, João Silva, Miguel Arraiolos e Melanie Santos. Mas além dos consagrados, o campeonato abre portas para a próxima geração do triatlo nacional, com os juniores portugueses (escalão dos 16 aos 19) a terem aqui uma oportunidade de competir com alguns dos melhores do mundo.

Congratulando-se pelo evento se realizar em Lisboa, Jorge Máximo salientou: “É um grande orgulho projetar a cidade como uma grande cidade do Desporto. O Desporto faz parte da nossa cultura. A corrida, o ciclismo e a natação estão bem presentes nos grandes clubes da capital. Este evento vai trazer um grande impacto económico e turístico à cidade, assim como incentivar os jovens à prática do desporto. Lisboa está e vai continuar a estar no ranking das cidades desportivas” .

Array
Mais notícias sobre:
Desporto