Desporto, Município

Carla Couto recebe Medalha Municipal de Mérito Desportivo

27, Abril 2017
Uma distinção para uma grande mulher no campo e fora dele, afirmou Fernando Medina na cerimónia de consagração por Lisboa da conhecida atleta do futebol feminino.

Carla Sofia Basílio Couto, uma das personalidades que muito contribuiu para o desenvolvimento do futebol em Portugal, foi homenageada em 27 de abril pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, com a Medalha de Mérito Municipal Desportivo, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

Para Fernando Medina esta “é uma distinção para uma grande mulher no campo e fora do campo, a jogadora do século, uma afirmação do futebol no feminino”. Um reconhecimento que tem, adianta o edil, três significados: distinguir a atleta e a excelência que conseguiu; valorizar o futebol feminino, uma modalidade em amplo desenvolvimento, e um apelo para que coloque o que representa ao serviço da sociedade para a atividade física e para mobilizar mais pessoas na cidade de Lisboa para a prática desportiva. “Obrigado pelo passado, pelo presente e pelo futuro”, concluiu. 

"Uma homenagem mais do que merecida para uma grande mulher que muito tem realizado no desporto", disse o vereador Jorge Máximo, vereador do Desporto, que considera a Carla Couto "a jogadora do século, uma afirmação no futebol feminino que muito tem feito por Lisboa ao apoiar, como madrinha, várias iniciativas da autarquia”.

Carla Couto agradeceu emocionada: “ É um enorme orgulho receber esta medalha, mas não é só um mérito individual. É de todos, dos meus colegas, dos meus treinadores, dirigentes que tornaram este sonho possível. Não é muito comum valorizar uma atleta no feminino. Há valores que levamos para a vida”. E, respondendo a Fernando Medina, afirmou que  “não é preciso pedir, estou sempre disponível para ajudar.”

A mais internacional

Com 24 anos de carreira, a futebolista portuguesa iniciou-se no Sporting Clube de Portugal, tendo passado, posteriormente, por clubes como Trajouce, 1º de Dezembro, Benfica, Valadares Gaia, Lázio (Itália) e Fhosan Guadzon (China). É a jogadora com mais internacionalizações, tendo participado em 145 jogos internacionais. Conquistou durante a sua carreira desportiva 17 títulos: 11 campeonatos nacionais e 6 taças de Portugal de futebol.

Carla Couto pendurou as chuteiras, mas não vai deixar o futebol. Terminou a sua carreira em 2014, mas tem mantido a ligação ao desporto e à modalidade que representou. Em 2015 foi eleita a jogadora do século pela Federação Portuguesa de Futebol. Atualmente é embaixadora do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, assumindo uma enorme responsabilidade na promoção da modalidade e dos seus valores.

A proposta de atribuição de Medalha Municipal de Mérito Desportivo foi aprovada por unanimidade na reunião pública de 28 de setembro de 2016, como reconhecimento pela  autarquia do seu trabalho em prol do crescimento desta modalidade no nosso país.

Array
Mais notícias sobre:
Desporto, Município