Desporto

Cerimónia oficial marca início da sétima etapa Volvo Ocean Race - Delegação portuguesa parte hoje para Miami

18, Maio 2012

A delegação portuguesa, liderada por António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Lisboa, partiu dia 18 de maio rumo a Miami para participar na cerimónia comemorativa que marca o início da travessia transatlântica entre a cidade americana e a capital portuguesa.

No próximo domingo de manhã, depois de um encontro com o presidente da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, será feita a passagem de testemunho do presidente de Miami, Tomas P. Regalado, para António Costa, numa cerimónia simbólica que marca o início da sétima prova deste prestigiado evento em direção a Lisboa, percurso que deverá demorar sensivelmente 11 dias.

A regata permanecerá na capital portuguesa, entre os dias 31 de maio e 10 de Junho, na Doca de Pedrouços, local histórico de onde zarparam as naus para os Descobrimentos. Aqui ficará instalado o Race Village da competição, que contará com uma programação especial de animação, de entrada livre.

A etapa portuguesa da Volvo Ocean Race, que por decreto-lei do Conselho de Ministros foi declarada de interesse público nacional, será aproveitada, igualmente, para requalificar a zona ribeirinha adjacente à Doca de Pedrouços e prepará-la para, eventualmente, acolher novas etapas em futuras edições, bem como outros grandes eventos náuticos internacionais.

A estreia em território nacional desta prestigiada regata, que cumpre este ano a 11.ª edição, foi conseguida através de uma parceria da Câmara Municipal de Lisboa, Associação Turismo de Lisboa, Turismo de Portugal e Lagos Sports.

Trata-se de uma prova que está em linha com a estratégia de captação de grandes eventos para Lisboa, de forma a impulsionar a prática do desporto e o turismo na cidade. Com uma projeção à escala planetária, e transmitida para um universo de mais de mil milhões de pessoas, a Volvo Ocean Race é considerada a volta ao mundo em vela e um dos cinco maiores certames desportivos a nível mundial.

A 10 de Junho, a Volvo Ocean Race seguirá para Lorient (França), antes da largada rumo à meta final em Galway (Irlanda), completando-se assim um trajeto de 39 mil milhas náuticas (mais de 70 mil quilómetros) à volta do planeta.

Mais notícias sobre:
Desporto