Cultura e Lazer, Município

Cheira bem, Cheira a Festas de Lisboa

20, Maio 2015
  • Apresentação do Programa das Festas de Lisboa
    Apresentação do Programa das Festas de Lisboa

As festas de Lisboa estão de regresso à cidade. O programa foi apresentado no dia 20 de maio, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, da Vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e de diversos membros do executivo municipal.

A cerimónia de abertura das festas tem lugar no dia 30 de maio na Torre de Belém, assinalando também os 500 anos deste ex-libris da cidade com um espetáculo onde a Torre e o Tejo se fundem num único palco de teatro musica e multimédia.

Para Fernando Medina “as festas de Lisboa são uma montra da cidade para o mundo, um palco de diversidade da cidade, do cosmopolitismo e ao mesmo tempo uma prova da nossa modernidade”. Uma forma de valorizar através da sua autenticidade o melhor da cidade, “e que faz com que 99% dos turistas que nos visitam queira voltar”.

As festas mostram a “capacidade de fazer das tradições a ponte para uma economia moderna” concluiu o autarca.



Festas de Lisboa 2015

Joana Gomes Cardoso, presidente do conselho de Administração da EGEAC - Equipamentos e Animação Cultural (empresa municipal que organiza as Festas) apresentou um vasto programa que irá encher a cidade de animação durante um mês e que assenta em vários eixos: um olhar para o passado envolvendo a s tradições da cidade sempre de olhos postos no futuro; a homenagem a Santo António, com diversas iniciativas, entre as quais o convite aos lisboetas para a recriação dos famosos “tronos de Santo António”.

Outro dos pontos altos da festa passará também pelo desfile das tradicionais marchas populares na avenida da Liberdade e pelos arraiais em  toda a cidade. As sardinhas continuam a ser estrelas e durante a apresentação foram dadas a conhecer as cinco vencedoras: Santo António do fogareiro, Lifesaver, Compreendi-te, o Vendedor de “Mines” e Fisherman.

Também a música será um eixo central na edição deste ano. Pela cidade vão multiplicar-se estilos diferentes, do fado às bandas filarmónicas, passando pelos diversos festivais que vão “dar música” aos lisboetas e a quem visita a capital por estes dias.

A Torre que há 500 anos viu partir as caravelas para que os portugueses dessem “novos mundos ao mundo” irá dizer adeus à edição de 2015 da Festas da Cidade.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Município