Educação, Municipio

Ciência marca encontro com pequenos cientistas

17, Março 2017
A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Albergaria, esteve presente no Pavilhão do Conhecimento, no dia 17 de março, numa iniciativa do projeto “Ciência Viva -Encontro com o Cientista” que pretende motivar os mais jovens na descoberta da Ciência.

Cerca de 40 alunos das Escolas Básicas Luiza Neto Jorge e Bairro Madre de Deus, participaram, com a vereadora da Educação, Catarina Albergaria, numa animada ação, no âmbito do projeto “Ciência Viva-Encontro com o Cientista”, que lhes permitiu um primeiro contacto com o conhecimento científico, através de atividades com uma componente prática e laboratorial.

Através da “Escola Ciência Viva”, uma escola pioneira na Europa, durante uma semana, duas turmas do 1.º ciclo passam o seu período escolar no Pavilhão do Conhecimento, onde podem experimentar atividades tão diferentes como a “Cozinha é um Laboratório” ou o “Encontro com o Cientista”.

Neste dia o “encontro” foi com a Professora Doutora Maria José Diógenes, neurocientista, que falou do seu percurso pessoal, da sua experiência, que a conduziram à Ciência, procurando motivar os mais pequenos a enveredar por carreiras científicas.

“Um momento muito importante e particular em que os alunos do 3.º e 4.º ano das nossas escolas têm a possibilidade de contactar com um investigador, das mais diversa áreas do conhecimento e que os leva a uma inesquecível experiência de aprendizagem”, referiu Catarina Albergaria, depois de contar, aos jovens, uma história retirada do livro de António Damásio -O Erro de Descartes.

Gonçalo Lopes, de 9 anos de idade, aluno da Escola Luísa Neto Jorge, estava fascinado com o que ouvia. “O que eu gostei mais de saber é como é o cérebro e hoje já vi o de um carneiro”, referia entusiasmado, enquanto escrevia, numa folha, as perguntas que tinha para a cientista, afirmando com convicção “ quando for grande vou ser cientista do cérebro!”.

Mais notícias sobre:
Educação, Municipio