Desporto, Município

Clube de Campismo de Lisboa faz 77 anos

13, Janeiro 2018
Na sessão solene que assinalou a efeméride, a Câmara Municipal e o vice-presidente e vereador com o pelouro do Desporto, Duarte Cordeiro, foram distinguidos.

Numa cerimónia que encheu por completo o salão da sede do Clube de Campismo de Lisboa (CCL), a Câmara Municipal de Lisboa foi galardoada com o troféu “Lusitana” e Duarte Cordeiro, vice-presidente da autarquia com o pelouro do Desporto, recebeu o de “Reconhecimento de Mérito”. 

Coube a Sónia Paixão, diretora do Departamento de Desporto, receber o troféu atribuído ao município, Duarte Cordeiro agradeceu as duas distinções e afirmou considerar troféu que o clube lhe decidiu atribuir “como uma homenagem à Câmara Municipal de Lisboa e a todos os vereadores que me antecederam no Desporto, desde logo Jorge Máximo e Manuel Brito, mas também os presidentes da autarquia e a todo o departamento de Desporto.” 

O vice-presidente reafirmou o empenho da autarquia em colaborar com o CCL, lembrando particularmente a velha aspiração de instalar ali perto uma estação de acolhimento para auto-caravanas. Duarte Cordeiro sublinhou ainda a dimensão do clube e a sua responsabilidade social, para afirmar “um tributo ao que representa na dinamização do campismo, autocaravanismo e montanhismo. Essencialmente o que procuramos, e agora que ganhámos a distinção de Capital Europeia do Desporto 2021, é que a prática do desporto enquanto promoção da vida saudável esteja no centro de uma cidade com qualidade de vida, e um clube como o CCL. que tem isso nos seus valores, é um aliado privilegiado", diz.

Os troféus, explicou o presidente do Conselho Diretivo, Luis Duarte, destinam-se a reconhecer “quem, como sócio ou individualidade, fez ou proporcionou atos, missões ou tarefas excepcionais”. À Câmara Municipal de Lisboa justifica-se a entrega, segundo aquele dirigente, pelo contributo que tem dado ao clube, já a Duarte Cordeiro o galardão pretende reconhecer o seu papel “como pessoa, como homem e como autarca”. 

Luis Duarte lembrou a propósito a cedência das instalações onde hoje está instalada a sede do CCL pela Câmara Municipal de Lisboa, cuja inauguração decorreu em 2013, pelo então presidente da autarquia, hoje primeiro-ministro, António Costa. 

Na cerimónia foram entregues emblemas aos associados com 50 anos de filiação ininterrupta.

Array
Mais notícias sobre:
Desporto, Município