Desporto, Educação, Município

Clubes do Mar festejam terceira edição

19, Maio 2018
O programa municipal Clubes do Mar permitiu a aprendizagem das modalidades de Vela e Remo a mais de 760 crianças, oriundas de cerca de duas dezenas de instituições de ensino.

Os alunos do programa municipal Clubes de Mar receberam em 19 de maio os certificados de participação, numa iniciativa que decorreu na Doca de Pedrouços com a participação do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa e responsável pelo pelouro do Desporto, Duarte Cordeiro.

A terceira edição do Clubes de Mar, destinado a alunos dos segundo e terceiro ciclos das escolas públicas de Lisboa,  proporcionou a aprendizagem das modalidades de Vela e Remo a mais de 760 crianças, oriundas de cerca de duas dezenas de instituições de ensino.  Trata-se de uma iniciativa integrada no Programa Municipal de Desenvolvimento dos Desportos Náuticos que visa recuperar a vocação marítima de Lisboa e democratizar o acesso ao rio, que Duarte Cordeiro valoriza. 

O autarca, que aproveitou o momento para agradecer aos clubes náuticos que integram o programa, professores, pais e alunos, afirmou a importância do Clubes de Mar. “Achamos que é muito importante para a cidade a relação com o rio Tejo e seria um desperdício não transmitirmos para as novas gerações a continuação destes desportos”, disse. 

A vontade do município é que este tipo de iniciativas continue a crescer, adianta, para revelar que “estamos a pensar em alargar o programa a outros ciclos de ensino”.

Lisboa é Capital Europeia do Desporto em 2021 e Duarte Cordeiro considera que os desportos náuticos e a relação da cidade com o Tejo constituem uma mais valia, o local onde se realizou a festa não deixa de ser emblemático – é ali que tem funcionado o centro nevrálgico da Volvo Ocean Race e foi bem perto daquele local que se assinalaram as partidas para os descobrimentos portugueses. “Podem ser os nossos futuros velejadores a levar o nome de Portugal a todo o mundo”, diz. 

O programa procura facultar aos jovens a oportunidade de praticarem desportos náuticos e é desenvolvido em parceria com os clubes náuticos, as juntas de freguesia, os agrupamentos de escolas, o Porto de Lisboa e a Faculdade de Motricidade Humana.

As aulas, teóricas e práticas, realizam-se semanalmente nas Docas de Santo Amaro, Alcântara e Belém, enquadradas pela Associação Naval de Lisboa, Náutico Clube Boa Esperança, Sport Algés e Dafundo, Clube Ferroviário de Portugal  e Clube Naval de Lisboa. Os técnicos são credenciados pelas Federações Portuguesas de Remo e de Vela.

Array
Mais notícias sobre:
Desporto, Educação, Município