Município

Começaram as obras na Ponte 25 de abril

19, Dezembro 2018
Começam hoje, dia 19 de dezembro, as obras da Ponte 25 de abril. Os trabalhos de reparação e conservação devem estar concluídos no final de 2020.

“Um dia importante para a cidade e para a região”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Lisboa e do Conselho Metropolitano de Lisboa.

Fernando Medina falava na cerimónia de consignação das obras de conservação da Ponte de 25 de Abril, onde destacou os aspetos para a sua importância estrutural: ser o maior canal de acesso a Lisboa e ter-se tornado num icon e numa marca da cidade.

Sobre o momento para o início das obra, Medina considera que se trata de uma decisão “acertada, consciente e em bom tempo” uma vez que “uma intervenção desta envergadura exige ponderação, estudo e profissionalismo”.

A empreitada foi adjudicada ao consórcio vencedor do concurso público da empreitada, composto pelas empresas Somague, Sociedade de Montagens Metalomecânicas e STAP–Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas, por 12,6 milhões de euros.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, qualificou esta intervenção como a maior dos últimos 20 anos naquela infraestrutura, desde a introdução do comboio na ponte que liga o Tejo entre Lisboa e Almada.

Servindo anualmente cerca de 100 milhões de pessoas, por rodovia e ferrovia, a Ponte 25 de Abril foi inaugurada a 6 de agosto de 1966, sendo, na altura, a maior estrutura metálica suspensa da Europa e a quinta maior a nível mundial.

Array
Mais notícias sobre:
Município