Desporto, Município

Começou a fase local das Olisipíadas - 4.ª edição

13, Janeiro 2018
Depois da fase Escola, que mobilizou mais de cinco mil crianças, são agora as freguesias a acolher a festa do desporto, com mais de 70 eventos em toda a cidade.

A Escola Básica e Secundária Passos Manuel acolheu, em 13 de janeiro, o arranque da fase local das Olisipíadas, numa cerimónia que juntou mais de centena e meia de crianças da freguesia da Misericórdia. Duarte Cordeiro, vereador do Desporto e vice-presidente da Câmara Municipal, salientou que estes jogos, agora na quarta edição, foram o principal emblema da candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021 e representam “uma cidade vibrante, que quer colocar o desporto no centro da qualidade de vida”. 

Após fase das escolas, que mobilizou mais de cinco mil participantes, os jogos disputam-se agora ao nível das freguesias e Carla Madeira, presidente da junta local, afirmou a importância das Olisipíadas “para a identificação das crianças e dos jovens com a sua freguesia” e sublinhou “o poder muito forte que têm tido na identificação e integração dos jovens na cidade”. 

É, diz Duarte Cordeiro, “mais uma grande edição” dos jogos da cidade, um evento “acarinhado por toda a cidade” que constitui já “uma tradição” na promoção da atividade desportiva e do bem estar. Promove o desporto junto das crianças mas também, sublinha, “junto dos próprios pais, pois as crianças são o nosso melhor veículo de comunicaçºao para as comunidades adultas”,

A conquista do título Capital Europeia do Desporto 2021 marca esta edição, que na fase local será disputada em mais de 70 eventos, e o vice-presidente da Câmara Municipal lembra as Olisipíadas como um emblema da candidatura e “um dos programas que mais contribuiu para a vitória da cidade”. 

Os jogos são a imagem de “uma cidade com muitos clubes e uma comunidade desportiva forte”, mas isso não significa que o desporto de igual forma todas as crianças e adultos, afirma ainda o vereador. Nesse sentido, são “claramente um programa que veio permitir a experimentação de várias modalidades a muitos meninos pela primeira vez” e essa realidade é muito importante, frisa

As Olisipíadas pretendem promover a prática desportiva saudável entre crianças e jovens de acordo com os princípios da ética desportiva, dar mais vitalidade ao desporto na cidade e às suas associações e clubes, promover os valores da cidadania e estimular o sentido de pretensa às freguesias. Esses foram os valores que, como acontece em todas as provas, foram afirmados por representantes dos atletas, juízes e árbitros e encarregados de educação, com a leitura do Juramento da Ética Desportiva. 

A fase local decorre até maio. Para 2 e 3 de junho está marcada a fase final, que é transformada numa festa do desporto para todas as famílias.  

Mais notícias sobre:
Desporto, Município