Concertos de fim do ano - Super Ano Novo

29, Dezembro 2017
O fado abriu a primeira de três noites de celebração do fim do ano na Praça do Comércio. Na ultima sexta-feira do ano, dia 29, Ana Moura subiu ao palco, perante um público aficionado que acorreu em massa para a ver interpretar temas que marcaram a carreira da fadista. A noite seguinte ficou marcada pelos ritmos de África, ao som de Lura e Bonga.

Muitos amantes do fado marcaram presença de para ouvir canções como Os Teus Olhos Azuis, Desfado, Tens os Olhos de Deus, Leva-me aos Fados entre muitos outros sucessos e ainda houve tempo para para interpretar um tema dos Rolling Stones, com quem Ana Moura cantou em 2014, No Expectations.

Este ano, o palco sobranceiro sobre o rio, montado pela EGEAC, apresenta uma estrutura que permite um acompanhamento videográfico do concerto emprestando mais cor e dinamismo ao espectáculo. Um ecrã gigante montado junto à estátua de D. José ajuda quem fica mais para trás a não perder pitada dos concertos. Duas inovações técnicas que permitem uma maior fruição do público. 

Na segunda noite, dia 30, a temperatura da Praça do Comércio subiu ao rubro com mais de duas horas de espetáculo dedicado aos ritmos de África. A primeira parte a cargo da cantora Lura, trouxe as sonoridades de Cabo Verde onde não faltaram coalheiras, fulana, mornas. Depois seguiram-se os ritmos angolanos mais frenéticos de Bonga que demonstrou, como sempre, grande vitalidade em palco. A música contagiante espalhou-se pela praça, que se encheu de muita gente, e onde houve oportunidade para muitos mostrarem o seu talento a dançar música africana.