Município

Conferência assinala Mandela e Eu

17, Julho 2018
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, participou no dia 17 de julho, no Teatro Thalia, em Lisboa, na abertura da Conferência Mandela e Eu, uma das muitas iniciativas que decorrem em Lisboa no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Nelson Mandela, que se assinala no dia 18 de julho.
  • Conferência assinala Mandela e Eu
    Conferência assinala Mandela e Eu

Com o apoio da autarquia, da Associação Mutualista Montepio e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esta conferência, seguindo um modelo TEDTalk, contou com intervenções de muitos convidados nacionais e internacionais que partilharam o impacto que o exemplo de Nelson Mandela teve nas suas vidas, quer através de um contacto pessoal, quer através da inspiração intergeracional junto dos mais jovens.

Fernando Medina lembrando o grande símbolo da libertação e democracia que foi Nelson Mandela considerou que "fazem-nos falta Nelsons Mandela, a sua visão sobre a dignidade humana.Quando um barco na Europa procura um porto e outro com gente implorando que os receba, é nesses momentos que devemos a partir da sua voz, do seu exemplo, podemos encontrar um guia para seguir com uma sociedade mais digna e mais humana", referiu o autarca.

Presentes estiveram várias personalidades como: D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz, John Carlin, jornalista e autor do livro Invictus, presidente da Ubuntu Global Network,Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nuno Delgado, antigo campeão olímpico de Judo, distinguido por vários projetos de responsabilidade social, Embaixadora da África do Sul em Portugal, Mmamokwena Gaoretelelwe, Rui Marques, presidente do Instituto Padre António Vieira/ Academia de Líderes Ubuntu e promotor desta iniciativa, entre outros.

Nelson Mandela foi dos principais líderes mundiais cujo legado continua a inspirar-nos. A sua luta contra a injustiça do apartheid e de qualquer forma de discriminação, a que se somou a sua capacidade de fazer a paz e promover a reconciliação, são exemplos para os nossos dias. 

Academia Ubuntu

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de contextos de exclusão social ou com aptidão para aí trabalharem, com o objetivo de desenvolverem as suas capacidades pessoais, de modo a melhor poderem vir a intervir nesses contextos, desenvolvendo ou integrando projetos de inovação e empreendedorismo social ao serviço da comunidade.  Para este seminário especial da Academia de Líderes Ubuntu estão convidados os Ubuntus de todas as anteriores edições, assim como os principais parceiros da Academia.

Segundo a Academia,” celebrar Mandela é sobretudo tornarmos viva a sua herança… o mundo precisa, em tempos complexos, de se inspirar em exemplos de liderança de construção de pontes para a paz.” 

Ainda a assinalar a efeméride, no final da Conferência foi lançado o livro As Cartas da Prisão de Nelson Mandela, uma edição da Porto Editora, da autoria do jornalista António Mateus e que contou com a presença do Embaixador Francisco Seixas da Costa.

Vídeo com resumo dos eventos em Lisboa no âmbito do centenário de Nelson Mandela 

Mais notícias sobre:
Município