Cultura e Lazer, Santa Maria Maior

Conhece a Lisboa do tempo dos romanos?

10, Abril 2019
Foi hoje apresentado no Teatro Romano, o projeto Lisboa Romana Felicitas Iulia Olisipo, que dará a conhecer a forma como viviam os romanos na Área Metropolitana de Lisboa.
  • Apresentação do projeto Lisboa Romana Felicitas Iulia Olisipo, no Teatro Romano
    Apresentação do projeto Lisboa Romana Felicitas Iulia Olisipo, no Teatro Romano

Um website e uma aplicação móvel, ainda em desenvolvimento, darão aos utilizadores a possibilidade de viajar no tempo para uma época com mais de 2 mil anos e descobrir cerca de 350 sítios arqueológicos.

Um registo detalhado dos principais vestígios da presença romana permitirá ainda construir percursos num mapa interativo e dinâmico que abrange toda a Área Metropolitana de Lisboa.

Um projeto que "vai de encontro ao que é o desejo das pessoas, descobrir mais sobre a cidade e sobre as civilizações que aqui viveram", disse Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

O Lisboa Romana estende-se por fases, até 2024. Entre 2020 e 2021, prevê-se a abertura ao público do criptopórtico e do Centro Interpretativo, e a marcação, com 'QR codes', de alguns locais da cidade e da área metropolitana. Para 2021 e 2024, os objetivos passam pela realização de uma grande exposição sobre a cidade romana, e de um congresso internacional.

Lisboa Romana é uma iniciativa conjunta de 21 municípios que envolve universidades, fundações, entidades públicas e privadas.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Santa Maria Maior