Ambiente, Higiene urbana, Município

Coordenadora do projeto Force fez balanço em Lisboa

08, Fevereiro 2018
Reduzir o desperdício, recuperar e valorizar é o objetivo deste projeto europeu, que Lisboa integra.

Copenhaga, a cidade coordenadora do projeto europeu Force - Cities Cooperating for Circular Economy (HORIZON 2020), visitou Lisboa em 1 e 2 de fevereiro para acompanhamento dos progressos da capital no desenvolvimento das várias vertentes que integram o projeto.

As reuniões com a Direção Municipal de Higiene Urbana decorreram nas instalações do Edifício do Entreposto e, complementarmente, foram realizadas visitas técnicas, nomeadamente ao Banco de Bens Doados, como grande exemplo nacional da aplicação da redução, reparação e reutilização de bens que são encaminhados para fins sociais e que de outra forma iriam para o lixo, e ao futuro espaço do Repair Café Lisboa, no Hub Criativo do Beato, onde irá nascer o primeiro epaço de reparação permanente de objetos desperdiçados. 

As visitas estenderam-se ainda à Estação de Triagem, ao Ecocentro e à Estação de Tratamento e Valorização Orgânica da Valorsul, para onde são encaminhados todos os resíduos urbanos da cidade.

O projeto  FORCE é financiado pelo HORIZON 2020, que visa reduzir o desperdício, recuperando e valorizando materiais como bens alimentares, plásticos, metais provenientes de equipamentos elétricos e eletrónicos e madeiras.

Integra como parceiros, no total 22, as cidades de Copenhaga, Hamburgo, Lisboa, Génova e os respetivos clusters.  

Mais notícias sobre:
Ambiente, Higiene urbana, Município