Cultura e Lazer, Educação

Crianças assistem ao filme “A Mãe é que Sabe”

19, Janeiro 2018

No dia 18 de janeiro, o auditório do Fórum Lisboa recebeu mais de 600 crianças de escolas públicas da cidade de Lisboa, que assistiram ao filme “A Mãe é que Sabe”, numa iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Produtora UKBAR Filmes.

Os pequenos espetadores viajaram no tempo, nesta comédia familiar, com divertidos retratos de Portugal desde aos anos 70 até aos nossos dias mostrando o seu entusiasmo e interesse em histórias dos nossos pais e avós, ficando a conhecer os usos e costumes das décadas de 70 e 80 (vestuário, penteados, hábitos de consumo, músicas, filmes, hobbies, educação, acontecimentos marcantes, etc.).

No dia de aniversário de Adelino, toda a família se reúne em casa de Ana Luísa, a filha mais velha. À medida que o almoço decorre, todas as conversas convergem para a mesma pessoa: Josefa, a falecida esposa de Adelino e mãe de Ana Luísa. A dona da casa embarca numa viagem ao passado, revivendo memórias da sua infância e adolescência e de vida em comum com a sua mãe, uma matriarca forte e controladora mas com um coração enorme. Subitamente, Ana Luísa dá-se conta que acaba por ser uma cópia da sua Mãe...

O filme, da autoria de Nuno Rocha, é do género comédia, destina-se ao público com idade a partir dos 8 anos e tem no seu elenco os atores Maria João Abreu, Margarida Carpinteiro, Dalila Carmo, Filipe Vargas, Bruno Cabrezio, Filipa Areosa, entre outros.

No fim, houve perguntas sobre o filme e a opinião de todos foi unânime: “Na minha casa também é assim, a Mãe é que Sabe”!

Enquanto aguardavam pelo transporte, assegurado pela Autarquia de Lisboa através dos autocarros Alfacinhas, era visível o contentamento no rosto de todos e o desejo de voltar a repetir mais dias como este.