Alvalade, Cultura e Lazer

Debate “Cartoon e Liberdade de Imprensa”

19, Janeiro 2015

O ataque ao Charlie Hedbo e a passagem de 110 anos sobre a morte de Bordalo Pinheiro constituem o mote para a mesa redonda “Cartoon e a Liberdade de Imprensa” que o museu municipal Bordalo Pinheiro leva a cabo na próxima sexta feira, 23 de janeiro, pelas 18h30. 

Um debate que tem entrada livre e conta com os cartoonistas António, do Expresso, Bandeira, do Diário de Notícias e Nuno Saraiva, do Sol. A moderação está a cargo do presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d’Oliveira Martins, estudioso da nossa identidade e admirador de Bordalo. 

Em nota de imprensa o museu lembra que Rafael Bordalo Pinheiro “reagiu às tentativas de encerramento dos seus jornais e atentados contra a sua vida com um enorme humor.” 

E apresenta no convite para a Mesa Redonda uma tira  referente à tentativa de encerramento d' O António Maria em 1881, em que se pode ler que "mesmo debaixo do punhal dos sicários" ou "sob o cutelo dos algozes",  “nós afirmamos que o António Maria não cessará de aparecer. Continua-se a receber assinaturas para esta publicação imortal”. 

Museu Bodalo Pinheiro: Campo Grande, 382 - Tel: 21 817 06 71

Mais notícias sobre:
Alvalade, Cultura e Lazer