Cultura e Lazer, Intervenção social

Desfile Ratha Yatra nas ruas de Lisboa

26, Junho 2016
  • Desfile Ratha Yatra
    Desfile Ratha Yatra

O DiverCIDADE - Festival da Diversidade, que decorreu durante mais de uma semana, encerrou no dia 26 de junho, na Ribeira das Naus, com o Fórum Municipal da Interculturalidade (FMINT), jornada que teve o seu momento alto com o desfile da caravana Ratha Yatra.

A caravana Ratha Yatra, que tem a sua origem centenária no Estado de Orissa (Índia), é um momento festivo da comunidade religiosa Hare Krishna, consistindo no desfile de carroças, puxadas pelos crentes, transportando imagens de uma tríade: a do senhor Jagannatha, Subhadra e Baladeva, uma forma que o deus Krishna terá assumido num dos seus avatares.

O desfile da caravana partiu do Largo do Intendente em direção à Ribeira das Naus, passando, entre outras artérias, pela Rua do Benformoso, Rua da Palma, Martim Moniz, Praça da Figueira, Rossio, Rua do Ouro e Terreiro do Paço. No desfile incorporaram-se muitas centenas de adeptos Hare Krishna, a maioria lisboetas de origem indiana, mas também muitos portugueses e estrangeiros (grande parte dos quais vivendo em Lisboa), incluindo de países da UE, da Rússia, de África, do Brasil e da América do Norte. O vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, João Afonso, e a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins, integraram igualmente o cortejo.

Já na Ribeira das Naus, depois de o cortejo ter brindado com alegria, danças, música, cânticos e bênçãos aqueles que aproveitaram o domingo soalheiro para passear na Baixa, os organizadores tiveram oportunidade de transmitir as suas mensagens à audiência que se distribuía pelos relvados. Entre eles, destacaram-se os representantes da ISKON - Associação Internacional para a Consciência Krishna, que promove esta festividade, e da Comunidade Hindu de Portugal, do Templo de Shiva e da Comunidade Hindu do Bengladesh.

Na ocasião, a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins, destacou a importância destas iniciativas para a inclusão de todas as comunidades na vida a cidade, lembrando que a sua freguesia comporta gente de 79 nacionalidades. Por seu lado, o vereador João Afonso garantiu que este foi "o primeiro de muitos Ratha Yatra que se sucederão por muitos e muitos anos". Para o autarca, esta é apenas mais uma manifestação do espírito de tolerância que o Conselho Municipal para a Interculturalidade vem promovendo, com vista a "uma cidade inclusiva, multicultural e multi-religiosa, que sabe integrar todos".

Depois deste momento que encerrou o desfile, todos os presentes foram convidados para um banquete onde foi servido um prato vegetariano prasadam, encerrando a Festa da Diversidade, já noite dentro, com mais música do Mundo e muita animação.


Opens external link in new windowPrograma do DiverCidade - Festa da Diversidade

Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Intervenção social