Desporto

Dia Internacional do Ioga

25, Junho 2017
Como já é tradição, o primeiro domingo a seguir ao solstício do Verão, centenas de amantes da prática de ioga reuniram-se na pista Moniz Pereira, para celebrar o Dia Internacional do Ioga, que se assinala no dia do solstício, 21 de junho. Este ano, os promotores quiseram também celebrar este dia enquanto dia Global da Humanidade, enquanto momento de união, paz e harmonia entre os povos e as religiões.

A temperatura amena que se fez sentir neste domingo de manhã foi a ideal para a grande manifestação de ioga que teve lugar na pista de atletismo de Lisboa, Professor Moniz Pereira, onde cerca de 1200 pessoas se juntaram para partilharem esta paixão comum. O dia correu entre manifestações de ioga, apresentações, aulas, música e momentos de partilha e autoconhecimento, para não falar de exercício físico. 

No momento de abertura, as primeiras palavras couberam à embaixadora da Índia em Portugal, Nandini Singla que agradeceu estas celebrações e o trabalho de promover o ioga e a cultura indiana em Portugal e na Europa. 

Jorge Máximo reforçou a mensagem de paz e de unidade do mundo que este evento transmite e agradeceu a presença de todos. Lembrou que a Confederação Portuguesa de Yoga é uma referência em Portugal e no mundo pelo valor da humanidade de levar o ioga a todos. Dirigindo-se à embaixadora da Índia, Jorge Máximo agradeceu a aproximação e a parceria que se estabeleceu entre os dois países para elevar o ioga enquanto celebração da paz e da interculturalidade. 

Terminou lembrando a transformação da cidade sofreu em favor do desporto e do bem-estar que colocou Lisboa no caminho para se tornar a Capital Europeia do Desporto 2021.

Entre as mensagens oficiais, usaram da palavra o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves, o deputado do partido socialista Ivan Gonçalves, o Alto Comissariado para as Migrações, Pedro Calado, o presidente do Hindu Fórum of Europe, Laksmi Vyas  e o presidente da Comunidade Híndu de Portugal, Kantilal Jamnadas. 

Pressentes estiveram presentes a vereadora da educação Catarina Albergaria e o vereador dos direitos sociais, João Afonso. 

Convidada a falar no palco, Catarina Albergaria referiu a nova parceria com a confederação no sentido de criar um projeto piloto de introdução de aulas de ioga nas escolas de Lisboa a partir de setembro. Para que “o ioga traga uma mensagem importante para o futuro da cidade e para as nossas crianças que são o nosso futuro”. 

João Afonso lembrou que trabalhar para os direitos da cidade é um projeto contínuo que  conta com a participação de todos. “Amor é o que partilham através do ioga” disse o vereador, deixando no final uma palavra de agradecimento a todos. 

O presidente da Confederação Portuguesa de Yoga, Jorge Veiga e Castro,  agradeceu a todas as entidades presentes na abertura oficial e em particular, na pessoa do vereador do desporto, todo o apoio que a CML tem prestado ao ioga em Portugal e à Confederação Portuguesa do Yoga e acrescentou algumas palavras de esperança, contra os conflitos armados no mundo e contra a utilização de produtos de plástico. 

Depois dos discursos oficiais, seguiu-se um momento musical que antecedeu os discursos dos representantes das várias entidades religiosas presentes. 

Seguidamente tece lugar a aguardada aula de ioga que congregou todos os presentes. 

Mais notícias sobre:
Desporto